A IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

JEMINA DE ARAÚJO MORAES ANDRADE
http://orcid.org/0000-0003-0901-6837
Hênyo Hytallus da Silva Andrade
http://orcid.org/0000-0002-3135-7972
Kelly de Araújo Moraes Aguiar
http://orcid.org/0000-0001-6259-384X

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a influência dos direitos humanos nas políticas educacionais em direitos humanos do Brasil a partir do documento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. O problema de pesquisa consiste em saber: sob que enfoque podem ser definidos os documentos orientadores da política de Educação em Direitos Humanos no Brasil e quais desafios para sua implementação na educação brasileira. Justifica-se por considerar que os direitos humanos possuem um papel fundamental na sociedade por se configurar como um importante instrumento para a consolidação de direitos e o exercício da cidadania. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, amparando-se em diversos documentos, como o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. O estudo revelou que, embora a Declaração Universal dos Direitos Humanos não possua um caráter vinculante, ela teve uma contribuição significativa na composição das políticas de direitos humanos no Brasil, onde é expressamente referenciada nos documentos orientadores em vigor. Além disso, observou-se que o enfoque apresentado nos documentos é para que a educação seja considerada um direito fundamental, sendo um dever do Estado assegurar seu acesso para o pleno exercício da cidadania. Quanto à inserção da Educação em Direitos Humanos, esta pode dar-se de diversas maneiras, destacadamente pela inserção na matriz curricular, sendo considerado um avanço, mas que carece de acompanhamento via sistemas de ensino sobre sua efetividade na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ANDRADE, JEMINA DE ARAÚJO MORAES; ANDRADE, Hênyo Hytallus da Silva; AGUIAR, Kelly de Araújo Moraes. A IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO BRASIL. Revista de Direitos Humanos e Efetividade, Florianopolis, Brasil, v. 9, n. 1, 2023. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2023.v9i1.9551. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadhe/article/view/9551. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

JEMINA DE ARAÚJO MORAES ANDRADE, INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ (IFAP)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia - EDUCANORTE (Associação em rede/Polo Belém/UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP). Advogada e Professora EBTT no Instituto Federal do Amapá (IFAP).

Hênyo Hytallus da Silva Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Fundação Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduado em Administração e Direito pela Faculdade Estácio do Amapá (FAMAP). Advogado e servidor público, no cargo de Administrador na UNIFAP. 

 

Kelly de Araújo Moraes Aguiar, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pós-graduação em MBA em Gestão Pública e Gerenciamento de Cidades pela UNINTER (2011) e em Docência do Ensino Superior pelo IESAP (2014). Administradora. 

Referências

BOBBIO, Noberto. A era dos Direitos. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br /ccivil_03/constituicao/constitui %C3 %A7a o.htm. Acesso em: 15 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, n. 248, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 abr. 2023.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos-CNEDH, Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República: MEC, MJ, UNESCO, 2009.

BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos. Brasília, DF: MEC, MJ, UNESCO, 2010.

BRASIL. MEC. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. MEC/CNE, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2003.

DORNELLES, João Ricardo W. O que são direitos humanos. São Paulo: Brasiliense, 2013.

HERRERA FLORES, Joaquín. A reinvenção dos direitos humanos. Tradução: Carlos Roberto Diogo Garcia; Antônio Henrique Graciano Suxberger; Jefferson Aparecido Dias. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.

HERKENHOFF, João Baptista. Curso de Direitos Humanos. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2011.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm. Acesso em: 25 mar. 2023.

SANTOS, Dayvid de Farias. A educação em direitos humanos como direito na educação básica. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.

VIOLA, Solon Eduardo Annes. Políticas de Educação em Direitos Humanos. In: SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma (org.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010.