ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI NO CONTEXTO DE DESIGUALDADES: UMA ANÁLISE SOBRE A COMUNICAÇÃO E O DIREITO NA SOCIEDADE

Kátia Simone Azevedo, Gabriela Maia Reboucas

Resumo


Este artigo explora o tema do adolescente em conflito com a lei a partir da relação entre os meios de comunicação e o direito em um contexto de desigualdades. Enquanto espaço hegemônico de informação e representante de um modelo de desenvolvimento a serviço do consumo e da violência, a mídia nega os direitos humanos ao promover um cenário de violações por meio do qual o sensacionalismo da notícia inviabiliza um projeto social coletivo comprometido com a formação cidadã. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo analítico com levantamento de dados bibliográficos e documentais. Assim, são discutidos os desafios da relação do direito e do jornalismo, fórum onde são travadas tais questões.

Palavras-chave


Direitos Humanos, Comunicação, Adolescentes em conflito com a lei, Desigualdades sociais

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Márcia Franz. Jornalismo Popular. São Paulo: Contexto, 2006.

CHAUÍ, Mariela. Cultura e Democracia: O Discurso Competente e Outras Falas. 13ª. São Paulo. Côrtez, 2011.

COIMBRA, Cecília, Maria Bouças. Direitos Humanos e Crimanização da Pobreza. Trabalho apresentado em Mesa Redonda: Direitos Humanos e Criminalização da Pobreza no I Seminário Internacional de Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, realizado pela UERJ, em outubro de 2006. Disponível em http://www.slab.uff.br/images/Aqruivos/textos_sti/Cec%C3%ADlia%20Coimbra/texto54.pdf. Consultado em 02 de Fevereiro de 2017

COSTA, Belarmino Cesar Guimarães. Estética da Violência: Jornalismo e Produção de Sentidos. Piracicaba. UNIMEP, 2005

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal, 3ª ed. Vários. Tradutores. Ed. Revista dos Tribunais. 2002.

GALLARDO, Hélio. Teoria Crítica: Matriz e Possibilidades de Direitos Humanos. Tradução de Patrícia Fernandes. Unesp. São Paulo, 2014.

GRANDINETTI CASTANHO DE CARVALHO, Luís Gustavo. Liberdade de Informação e o Direito Difuso à Informação verdadeira. 2ª edição. Rio de Janeiro. Renovar, 2003.

GREGOLIN, Maria do Rosário. A mídia e a espetacularização da cultura. IN: Discurso e Mídia: a cultura do espetáculo. Maria do Rosário Valencise Gregolin (org). São Carlos. Claraluz, 2003 (coleção olhares oblíquos)

GROS, Frédéric . Os quatro sentidos da Pena. In: GARAPON, Antoine; GROS, Frédéric e PECH, Thierry. Punir em Democracia e a Justiça Será. Lisboa. Instituto Piachet. 2001. p. 15 a 109.vol.

HERRERA FLORES, Joaquín. A (re) invenção dos Direitos Humanos. Tradução de Carlos Alberto Diogo Garcia, Antônio Henrique Graciano Suxberger e Jeferson, Aparecido Dias. Florianopólis. Fundação Boiteux, 2009.

LIMA, Jozailto. Pipita: Estuprador sanguinário quer matar prefeita e derrubar oito policiais. Jornal Cinform, Aracaju. Ano XXV, Edição 1299, 03 a 09 de Março e 2008, Segurança Pública, Caderno 1, p.13.

MAROCCO, B.A. O espaço perceptivo da exclusão social na mídia. In: Congresso Alaic. Anais. Recife, 1998

PIPITA DEIXA UMA REFLEXÃO AO ESTADO. Jornal Cinform. Aracaju, Ano XXV, Edição 1302, 24 a 30 de Março de 2008, Segurança Pública, Caderno 1, p.3

PIPITA É MANDADO AOS QUINTOS DOS INFERNOS. Jornal Cinform, Aracaju. Ano XXV, Edição 1302, 24 a 30 de Março de 2008, primeira página

REGINATO, Andréia Depiere de Albuquerque. Educação em Direitos Humanos e Polícia: Pensando Novas Perspectivas. In: Educação, Violência e Polícia: Direitos Humanos? FILHO, Manoel Mendonça (org), UFS, 2004.

SOUSA SANTOS, Boaventura. Os Direitos Humanos na Pós-Modernidade. CES, Junho de 1989. Disponível em: http://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/1097_Oficina%20do%20CES_10.pdf. Acesso em 10 de setembro de 2014

_______. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez Editora, 2010. p. 433-470.

_______.A Crítica da Razão Indolente: Contra o desperdício da experiência, 8.ed. São Paulo, Cortez, 2011.

TAKEUTI, Norma Missae. No outro lado do espelho. A fratura social e as pulsões juvenis. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

THOMPSON, John B. A Mídia e Modernidade: Uma Teoria Social da Mídia. Vozes, 1998




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0022/2017.v3i1.2007

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.