Fluxos Migratórios e Fronteiras: Necessárias Aproximações entre Arte, Política e Direito

Conteúdo do artigo principal

Renato Duro Dias

Resumo

A migração internacional é uma dimensão importante da globalização. Nas últimas décadas, a migração incorporou-se às mudanças no cenário mundial. Tendo em vista as fronteiras entre México e Estados Unidos e deste com Cuba, Norte da África e Sul da Europa, Israel e a Palestina, Francis Alÿs, artista visual, procura questionar os processos e fluxos migratórios, desvelando fronteiras físicas e simbólicas que fraturam os direitos humanos. A partir das obras, The Loop, Green Line, Bridge/Puente e Don’t cross the bridge before you get to the river, este artigo problematiza as necessárias aproximações entre arte, política e direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DIAS, Renato Duro. Fluxos Migratórios e Fronteiras: Necessárias Aproximações entre Arte, Política e Direito. Revista de Direito, Arte e Literatura, Florianopolis, Brasil, v. 2, n. 1, p. 161–181, 2016. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9911/2016.v2i1.641. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadireitoarteliteratura/article/view/641. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renato Duro Dias, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande do Sul (Brasil)

Doutor pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Rio Grande do Sul (Brasil). Professor pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande do Sul (Brasil)

Referências

ALYS, Francis. Relato de uma negociación. Una investigación sobre lãs acatividades paralelas del performance y la pintura. México D. F.: Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura, 2015.

ARAÚJO, Natália Medina. Migrantes indocumentados: histórias e aporias. In: GALINDO, George Rodrigo Bandeira (Organizador). Migrações, deslocamentos e direitos humanos. 1. ed. – Brasília: IBDC; Grupo de Pesquisa C&DI, 2015. p. 26-35.

BARTHES, Roland. Réthorique de l'image. Communications, nº 4, 40-51, 1964.

BOHNSACK, Ralf. A interpretação de imagens e o método documentário. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, nº 18, p. 286-311, jun./dez. 2007.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2013.

CURADO. Flaviane Silveira. Desafios e perspectivas para a efetivação dos direitos humanos dos trabalhadores migrantes em tempos de globalização. In: FILHO, Robério Nunes dos Anjos (Organizador). Globalização, justiça e segurança humana: capacitação para a compreensão dos grandes desafios do século XXI. Brasília: ESPMU, 2011. p. 99-125.

DIAS, Renato Duro. Séries de animação: diálogos entre direito, arte e cultura popular. In: CONPEDI/UFS. (Org.). 1 ed. Florianópolis: CONPEDI, 2015a, v. 1, p. 394-410.

_____. Interdição de gênero: a lei que silencia o corpo. In: CONPEDI/UFMG/FUMEC/ Dom Helder Câmara. (Org.). Direito, arte e literatura. 1ed. Florianópolis: CONPEDI, 2015b, v. 1, p. 467-484.

_____. Acesso à justiça e educação jurídica: uma percepção imagética do direito. In: CONPEDI/UFSC. (Org.). Direito, Educação, Ensino e Metodologias Jurídicos. 1ed. Florianópolis: CONPEDI 2014, 2014, v. 01, p. 29-43.

GUATARRI, Félix. As três ecologias. Madrid: Pretextos, 1996.

KANT, Immanuel. Para a paz perpétua. PIM, Joám Evans. Estudo Introdutório. Trad. Bárbara Kristensen. Rianxo: Instituto Galego de Estudos de Segurança Internacional e da Paz, 2006. Disponível em: http://ir.nmu.org.ua/bitstream/handle/123456789/130522/3bff59227cc7c6d6f40d377a4d182b58.pdf?sequence=1. Acesso em: 08/03/2016

KERBER, Eduardo da Costa. A superação do estatuto do estrangeiro sob a ótica dos direitos humanos: discutindo a legislação brasileira sobre migrações. Rio Grande: FURG, 2015.

KOSER, Khalid. International Migration. A very short introduction. New York, USA: Oxford University Press, 2007.

MARINUCCI, Roberto e MILESI, Rosita. Migrações internacionais

contemporâneas. http://www.migrante.org.br/index.php/refugiados-as2/143-migracoes-internacionais-contemporaneas acesso. 11.03.2016.

OLIVEIRA, Luiz sérigio de. Utopias do contemporâneo: legados do modernismo nas práticas de arte pública. Revista Caiana, v.4, primer semestre, 2014. http://caiana.caia.org.ar/template/caiana.php?pag=articles/article_1.php&obj=135&vol=4 acesso 18.03.2016

PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte da renascença. In: Significado nas Artes Visuais. Tradução: Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2ª ed., 1986, p. 47-65.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.