PLURALISMO JURÍDICO E NECROPOLÍTICA EM “BACURAU”: O CINEMA COMO MANIFESTAÇÃO DE FENÔMENOS SOCIOJURÍDICOS

Raissa Rayanne Gentil de Medeiros, Jessica de Jesus Mota, Kauê Suptitz

Resumo


O longa “Bacurau” retrata a realidade de uma cidade no interior de Pernambuco marcada pelo abandono de políticas públicas, com um povo que conta somente com sua união e sua força de trabalho para superar as adversidades de uma vida pautada pela escassez. A partir disso, questiona-se: como “Bacurau” retrata situações de pluralismo jurídico e expõe a necropolítica presentes no neocolonialismo que perpassa a realidade brasileira? Neste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir dos conceitos de pluralismo jurídico e necropolítica, bem como uma análise do filme para compreender como a película brasileira retrata as categorias estudadas.


Palavras-chave


Pluralismo jurídico; Necropolítica; Direito e cinema; Neocolonialismo; Bacurau

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DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9911/2021.v7i1.7679

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