PLURALISMO JURÍDICO E NECROPOLÍTICA EM “BACURAU”: O CINEMA COMO MANIFESTAÇÃO DE FENÔMENOS SOCIOJURÍDICOS

Conteúdo do artigo principal

Raissa Rayanne Gentil de Medeiros
Jessica de Jesus Mota
Kauê Suptitz

Resumo

O longa “Bacurau” retrata a realidade de uma cidade no interior de Pernambuco marcada pelo abandono de políticas públicas, com um povo que conta somente com sua união e sua força de trabalho para superar as adversidades de uma vida pautada pela escassez. A partir disso, questiona-se: como “Bacurau” retrata situações de pluralismo jurídico e expõe a necropolítica presentes no neocolonialismo que perpassa a realidade brasileira? Neste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir dos conceitos de pluralismo jurídico e necropolítica, bem como uma análise do filme para compreender como a película brasileira retrata as categorias estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MEDEIROS, Raissa Rayanne Gentil de; MOTA, Jessica de Jesus; SUPTITZ, Kauê. PLURALISMO JURÍDICO E NECROPOLÍTICA EM “BACURAU”: O CINEMA COMO MANIFESTAÇÃO DE FENÔMENOS SOCIOJURÍDICOS. Revista de Direito, Arte e Literatura, Florianopolis, Brasil, v. 7, n. 1, p. 22–38, 2021. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9911/2021.v7i1.7679. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadireitoarteliteratura/article/view/7679. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Raissa Rayanne Gentil de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrante do Grupo de Pesquisa Direito e Sociedade (GPDS). É bolsista de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Advogada inscrita na OAB/RN. Voluntária na Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE/RS).

Jessica de Jesus Mota, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Direito Penal e Criminologia - NUPECRIM. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Kauê Suptitz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Advogado em Porto Alegre-RS.

Referências

ALMEIDA, Juliana Leme Faleiros Silvio. O coronelismo de Victor Nunes Leal e a modernização conservadora: colocações iniciais. Revista de Direito, Viçosa, v. 1, n. 2, p. 01-26, 2020. ISSN 2527-0389.

AQUINO, Arthur Nadson Macedo de; LOPES, Pablo Ruan Siqueira. Paradoxo do pluralismo jurídico diante de um Estado autoritário: o voo de bacurau. In: Repensando o jurídico nas interações entre direito e arte. Vol. I. Belo Horizonte: Senso, 2020.

BACURAU. Direção: Leandro Dornelles e Kleber Mendonça Filho. Brasil: CinemaScópio. 2019, 2h12min.

BALLESTRIN, Luciana. Modernidade/Colonialidade sem “Imperialidade”? O Elo Perdido do Giro Decolonial. In: Dados, vol. 60, n. 2. Rio de Janeiro, abr/jun. 2017.

CARVALHO, Lucas Borges de. Caminhos (e descaminhos) do pluralismo jurídico no Brasil. In: WOLKMER, Antonio Carlos; VERAS NETO, Francisco Q.; LIXA, Ivone M. (Org.). Pluralismo jurídico: os novos caminhos da contemporaneidade. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 13-36

CARVALHO, Rejane Vasconcelos Anciolly. Coronelismo e neocoronelismo: eternização do quadro de análise política do nordeste? Caderno de Estudos Sociais, Recife, v. 3, n. 3, p. 193-206, jul/dez 1987. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1025/745

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FRANÇA, Mateus Cavalcante de. Quando surge um novo Direito:: o pluralismo jurídico representado no cinema brasileiro. 2018. 114 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

KONZEN, Lucas Pizzolatto. Norms and space: understanding public space regulation in the tourist city. 336 f. Tese (Doutorado) - Curso de Law and Society, Università Degli Studi di Milano, Milão (Itália), 2013.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. 7ª. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1984.

MARTINEZ, Renato de Oliveira. Direito e Cinema no Brasil : perspectivas para um campo de estudo / Renato de Oliveira Martinez ; orientador, Luis Carlos Cancellier de Olivo - Florianópolis, SC, 2015. 194 p.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. Trd. Renata Santini. Rio de janeiro: n-1 edições, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Notas sobre a História Jurídico-Social de Pasárgada. Disponível em: http://www.geocities.ws/b3centaurus/livros/s/boavpassar.pdf. Acesso em: 11 de abril de 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Uma cartografia simbólica das representações sociais: prolegómenos a uma concepção pós-moderna do Direito. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 1, n. 24, p.139-168, mar. 1988.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Violência e cinema: um olhar sobre o caso brasileiro hoje. Comunicação & Cultura, n.º 5, 2008, pp. 95-108

WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo jurídico: fundamentos de uma nova cultura no Direito. São Paulo: Alfa Omega, 2001