Direito e Literatura: Pensando os Processos Migratórios a Partir de Ragtime, de E. L. Doctorow
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
BHABHA, Homi K. Nuevas minorías, nuevos derechos – notas sobre cosmopolitismos vernáculos. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2013.
DE LUCAS, Javier. Los inmigrantes como ciudadanos. In: Gaceta Sindical: reflexión y debate, nº 3, 2003, páginas 37-56. Disponível em: www.dialnet.urinioja.es. Acesso em 10 fev. 2010.
DOCTOROW, E. L. Ragtime. Rio de Janeiro: Record, 1975.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
HASSE, Geraldo. “Meus caros pais”: uma trajetória migrante. In: CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti (et. al.). Migração e identidade: olhares sobre o tema. São Paulo: Centauro, 2007.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
JESUS, Tiago Schneider de. Um novo desafio ao direito: Deslocados/Migrantes ambientais. Reconhecimento, proteção e solidariedade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul – UCS, 2009.
ROMERO, Carlos Giménez. Qué es la inmigración. Barcelona: RBA Libros, 2003.
SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. 2 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SCHILLING, Voltaire. América: a história e as contradições do império. Porto Alegre: L&PM, 2004.
TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Tratado de direito internacional dos direitos humanos. Vol.III. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 2003.