DEMOCRACY AND ECO-CITIZENSHIP IN LUIS ALBERTO WARAT
Main Article Content
Abstract
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
BERTASO, João Martins; SEGER, Franciele. Eco-cidadania em Luis Alberto Warat: um olhar para o futuro dos refugiados ambientais. In: Revista Direito Culturais. URI: Santo Ângelo, v. 13, p. 429-448, 2018.
OLIVEIRA JUNIOR, José Alcebíades. Teoria Crítica e Direitos da Alteridade na obra de Warat. In: Matheus Felipe de Castro; LidiaPatricia Padilla Amaya. (Org.). Teoria Crítica do Direito. 1ed.Florianópolis: Conpedi, 2014, v. 1, p. 38-53.
ROUSSEAU, Dominique. Radicalizar a Democracia: Proposições para uma refundação. Tradução de Anderson Vichinkeski Teixeira. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2019.
WARAT, Luis Alberto. A Ciência Jurídica e seus Dois Maridos. Santa Cruz do Sul: Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, 1985.
_____. A rua grita Dionísio! Direitos humanos da alteridade, surrealismo e cartografia. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2010.
_____. A fantasia jurídica da igualdade: Democracia e direitos humanos numa pragmática da singularidade. In: Seqüência: estudos jurídicos e políticos, vol. 13, n. 24, 1992, pag. 36-54.
_____. Dragones, purpurinas y esperanzas. Fragmentos compilados por Leopoldo Fidyka. Buenos Aires: Thelema, 2018.
_____. Educação, Direitos Humanos, Cidadania e Exclusão Social: fundamentos preliminares para uma tentativa de refundação. [S.L], 2003.
_____. Eco-cidadania e Direito: alguns aspectos da modernidade, sua decadência e transformação. Tradução de Jose Luis Bolzan de Morais. In: Revista Sequência N.º 28 Ano 15, junho de 1994 - p. 96-110. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/eco-cidadania-e-direito-alguns-aspectos-da-modernidade-sua-decad%C3%AAncia-e-transforma%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 25 Jan. 2024.
_____. Manifestos para uma Ecologia do Desejo. São Paulo: Acadêmica, 1990.
_____. Por quem Cantam as Sereias? Informe sobre Ecocidadania, Gênero e Direito.Porto Alegre: Síntese, 2000.