Auxílio-Reclusão e sua relação com o Princípio da Igualdade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No presente trabalho objetiva-se analisar a relação que existe entre a concessão do Auxílio-Reclusão e a aplicação do Princípio da Igualdade através do método analítico-dedutivo com a análise dos aspectos doutrinários e legais acerca do assunto. A legislação, após a Emenda Constitucional nº 20/1998, prevê o requisito baixa-renda para a concessão do auxílio-reclusão. Desta forma, a concessão do benefício fere o princípio da igualdade visto que é assegurado o benefício previdenciário apenas às famílias dos segurados de baixa-renda. Diante de tal discriminação, as famílias dos segurados reclusos que recebiam valor maior que o estipulado na lei são deixadas desamparadas.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
Ação Civil Pública nº 2004.61.83.005626-4. Procuradoria da República de São Paulo. Petição inicial firmada pelas Procuradoras Eugênia A. Gonzaga Fávero e Zélia Luiza Pierdoná. p. 01 – 32.
BARBOSA, Rui. Oração aos Moços. Edição popular anotada por Adriano da Gama Kury. 5ªed. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1999.
BRASIL,Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em www.planalto.gov.br. Acesso em: 07 de set. de 2016.
BRASIL. Decreto 3048, de 06 de maio de 1999. Aprova o regulamento da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 maio 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3048.htm>. Acesso em: 11 set. 2016.
BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Celso Bastos, 2002.
CARVALHO, Kilarde Gonçalves. Direito Constitucional – Teoria do Estado e da Constituição Direito Constitucional Positivo. 12ª ed. Ver. e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.
CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; LAZZARI, João Batista. Manual de Direito Previdenciário. 6ª ed. São Paulo: LTr, 2005.
CAVASSANA, Maruza Rubia. O auxílio-reclusão. Revista de Direito Social, Porto Alegre, Ano VIII, n. 32, p. 13-44, out./dez. 2008.
DUARTE, Marina Vasques. Direito previdenciário. 7ª ed. Porto Alegre: Verbo Jurídico, 2010.
FAVERO, Eugênia Augusta Gonzaga. Direitos das Pessoas com Deficiências: garantia de igualdade na diversidade. Rio de Janeiro: WVA, 2004.
FILHO, Manuel Gonçalves Ferreira. Curso de Direito Constitucional. 34ª ed, rev.e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.
GOMES FILHO, Hermes. O benefício de auxílio-reclusão – legislação e interpretação jurisprudencial atualizadas. Anais da I Jornada de Direito Previdenciário, Escola da Magistratura Federal da 1ª Região, Brasília, 2010.
IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de Direito Previdenciário. 16ª ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2011.
MARTINEZ, Wladimir Novaes. Reforma da Previdência Social: Comentários à Emenda Constitucional nº 20/98. São Paulo: LTr, 2009.
MELLO, Celso Antônio. Regime Constitucional dos servidores da administração direta e indireta. São Paulo: RT, 1990.
PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional Descomplicado. 4ª ed. rev. atualizada. São Paulo: Método, 2009.
Portaria Interministerial MPS/MF nº 01 de 08/01/2016. Disponível em www.previdência.gov. br. Acesso em: 07 de set. de 2016.
RAUPP, Daniel. Auxílio-reclusão: inconstitucionalidade do requisito baixa renda. Disponível em: http://www2.cjf.jus.br/ojs2/index.php/cej/article/viewFile/1090/1278. Acesso em: 07 de set. de 2016.
ROCHA, Daniel Machado da. O Direito Fundamental à Previdência Social na Perspectiva dos Princípios Constitucionais Diretivos do Sistema Previdenciário Brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.
ROCHA, Daniel Machado da; BALTAZAR JUNIOR, José Paulo. Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social. 3ª ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, Esmafe, 2003.