NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCESSUAIS COM A FAZENDA PÚBLICA: O CAMINHO DO CONSENSO
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente estudo se propõe a analisar o negócio jurídico processual, incorporado e formalizado pelo Código de Processo Civil de 2015, especialmente em demandas em que Fazenda Pública figura como parte, a exemplo das execuções fiscais. A atualidade do tema é observada em virtude da recente regulamentação dos acordos envolvendo a Fazenda Pública (Lei nº 13.874/2019 e Portarias da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional nº 502/2016, nº 985/2016, nº 33/2018, nº 360/2018, nº 515/2018 e nº 742/2018). Diante desse cenário, questiona-se os limites dos negócios jurídicos processuais bem como a viabilidade da celebração de negócio jurídico processual em execução fiscal, que envolve crédito tributário de interesse público. Assim, confere-se maior enfoque aos direitos e garantias fundamentais, de modo que o negócio jurídico processual revela o caminho do consenso e da cooperação, permitindo o equilíbrio de interesses e eficiência na resolução de conflitos. Para tanto, utiliza-se do método dedutivo e empírico, por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados informacionais do Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
AMARAL, Francisco. Direito civil: introdução. 5. Ed., rev. Atual e aum. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.
AZEVEDO, Antônio Junqueira de. Negócio jurídico: existência, validade e eficácia. 4. Ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2002.
BRASIL, Conselho Nacional de Justiça. Diagnóstico do Contencioso Judicial Tributário Brasileiro: Relatório Final de Pesquisa. 5 ed. Brasília: CNJ. 2002. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2022/02/relatorio-contencioso-tributario-final-v10-2.pdf. Acesso em 13.02.2024.
BUENO, Cassio Scarpinella. Curso sistematizado de direito processual civil: teoria geral do direito processual civil. vol. 1 10 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
CHALOUB, Luísa Monteiro; O negócio jurídico processual na execução. In: R EMERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, set/dez de 2017, p. 161/176.
CUNHA, Leonardo Carneiro da; Negócios jurídicos processuais no processo civil brasileiro. texto que foi preparado para o I Congresso Peru-Brasil de Direito Processual e apresentado em Lima, no Peru 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/10270224/Neg%C3%B3cios_jur%C3%ADdicos_processuais_no_processo_civil_brasileiro. Acesso em 04.02.2024.
DIDIER JUNIOR, Fredie; CABRAL, Antônio do Passo; Negócios jurídicos processuais atípicos e execução. In: Revista do Ministério Público do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, nº 67, jan./mar de 2018, p. 137/165.
FERREIRA, Jussara Suzi Assis Borges Nasser. Teoria crítica do negócio jurídico. Revista do Direito Privado da Universidade Estadual de Londrina. Volume II – Número 1, janeiro/abril de 2009. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.uel.br/revistas/direitoprivado/artigos/Jussara_Ferreira_Teoria_Critica_Neg%C3%B3cio_Jur%C3%ADdico.pdf. Acesso em 04.02.2024.
LÊDO, Ana Paula Ruiz; SABO, Isabela Cristina; AMARAL, Ana Cláudia Corrêa Zuin Mattos do. Existencialidade humana: o negócio jurídico na visão pós-moderna. Civilistica.com. Rio de Janeiro, a. 6, n. 1, 2017. Disponível em: <http://civilistica.com/existencialidade-humana-o-negocio-juridico/>. Acesso em 04.02.2024.
LOBATO, Valter de Souza; SOARES, Vinícius Andre de Oliveira. Negócios jurídicos processuais em matéria tributária e a busca pelo processo justo. In: XX Congresso Nacional de Estudos Tributários - direito tributário: fundamentos jurídicos da incidência /coordenação Paulo de Barros Carvalho; organização Priscila de Souza. 1 ed. São Paulo: Noeses: IBET, 2023.
LOBO, Paulo Luiz Neto. Constitucionalização do Direito Civil. Jus Navigandi, Teresina, ano 3, n. 33, jul. 1999. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=507>.
Acesso em: 03.02.2024.
MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz; MITIDIERO, Daniel. Novo Curso de Processo Civil. vol.1. Teoria do Processo Civil. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.
MELLO, Marcos Bernardes de. Teoria do fato jurídico: plano da existência. 19ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
NALIN, Paulo. Do contrato: conceito pós-moderno em busca de sua formulação na perspectiva civil-constitucional. Curitiba: Juruá, 2001.
NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de direito processual. Volume único. 13. Ed. Salvador: Ed. JusPodivm, 2021.
PERLINGIERI, Pietro. Perfis do direito civil. Tradução de Maria Cristina de Cicco. 2 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
SCHREIBER, Anderson. Novos paradigmas da responsabilidade civil: da erosão dos filtros da reparação à diluição dos danos. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2013.
TARTUCE, Flávio. A boa-fé objetiva e os amendoins: um ensaio sobree a vedação ao comportamento contraditório. Jus Navigandi. Setembro de 2006. Disponível em: https://jus.com.br/imprimir/8925/a-boa-fe-objetiva-e-os-amendoins-um-ensaio-sobre-a-vedacao-do-comportamento-contraditorio. Acesso em 04.02.2024.