Mudanças climáticas O debate científico e a importância de uma Educação Ambiental Transformadora

Conteúdo do artigo principal

Élica Viveiros
Daniele de Oliveira Pinto

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem desenvolvida com o objetivo de analisar, descrever e compreender a forma como as questões climáticas são abordadas, percebidas no âmbito da ciência, e a importância da Educação Ambiental no tratamento das mudanças climáticas no ambiente escolar. Busca-se ter um novo olhar para a Educação Ambiental, em uma perspectiva transversal de ensino, começando desde a alfabetização. Desse trabalho emerge esse desafio: Promover a Educação Ambiental como ferramenta imprescindível no contexto das mudanças climáticas. Ela é a mola propulsora para a construção de uma consciência ecológica capaz de inserir a sociedade em geral no cuidado e preservação do meio ambiente. As pessoas que vivem nos mais diversos locais necessitam compreender e interpretar os problemas ambientais que as acometem. Compreende-se que somente a partir de uma Educação Ambiental transformadora e emancipatória, focada nos sujeitos históricos e prioritários da ação educativa poderá impactar em um debate para as mudanças climáticas voltado para novas atitudes cidadãs.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
VIVEIROS, Élica; DE OLIVEIRA PINTO , Daniele; CAL, Eyder Caio. Mudanças climáticas: O debate científico e a importância de uma Educação Ambiental Transformadora. Revista de Direito e Sustentabilidade, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9687/2024.v10i2.10942. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistards/article/view/10942. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Élica Viveiros, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Mestranda em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Graduada em História pela Faculdade de Pedro Leopoldo FPL. Pós-graduada em História e Cultura de Minas pela Faculdade de Pedro Leopoldo FPL. E-mail: elicaviveiros@gmail.com.

Daniele de Oliveira Pinto , Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Mestranda em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Bacharel em Direito pela Faculdade Newton Paiva. Licenciatura em História pela PUC-MG. E-mail: daniele.oliveira.pinto@educacao.mg.gov.br.