Mudanças climáticas O debate científico e a importância de uma Educação Ambiental Transformadora

Contenido principal del artículo

Élica Viveiros
Daniele de Oliveira Pinto

Resumen

O presente artigo traz uma abordagem desenvolvida com o objetivo de analisar, descrever e compreender a forma como as questões climáticas são abordadas, percebidas no âmbito da ciência, e a importância da Educação Ambiental no tratamento das mudanças climáticas no ambiente escolar. Busca-se ter um novo olhar para a Educação Ambiental, em uma perspectiva transversal de ensino, começando desde a alfabetização. Desse trabalho emerge esse desafio: Promover a Educação Ambiental como ferramenta imprescindível no contexto das mudanças climáticas. Ela é a mola propulsora para a construção de uma consciência ecológica capaz de inserir a sociedade em geral no cuidado e preservação do meio ambiente. As pessoas que vivem nos mais diversos locais necessitam compreender e interpretar os problemas ambientais que as acometem. Compreende-se que somente a partir de uma Educação Ambiental transformadora e emancipatória, focada nos sujeitos históricos e prioritários da ação educativa poderá impactar em um debate para as mudanças climáticas voltado para novas atitudes cidadãs.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
VIVEIROS, Élica; DE OLIVEIRA PINTO , Daniele; CAL, Eyder Caio. Mudanças climáticas: O debate científico e a importância de uma Educação Ambiental Transformadora. Revista de Direito e Sustentabilidade, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9687/2024.v10i2.10942. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistards/article/view/10942. Acesso em: 6 dic. 2025.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Élica Viveiros, Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Mestranda em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Graduada em História pela Faculdade de Pedro Leopoldo FPL. Pós-graduada em História e Cultura de Minas pela Faculdade de Pedro Leopoldo FPL. E-mail: elicaviveiros@gmail.com.

Daniele de Oliveira Pinto , Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)

Mestranda em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Bacharel em Direito pela Faculdade Newton Paiva. Licenciatura em História pela PUC-MG. E-mail: daniele.oliveira.pinto@educacao.mg.gov.br.