SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO: PAPEL DO CIDADÃO LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AS IDEIAS DE AMARTYA SEN
Main Article Content
Abstract
O presente artigo tem como objetivo central abordar a relação existente entre educação, cidadania e sustentabilidade analisando os fatores que envolvem a função de cada cidadão na sustentabilidade levando em consideração as ideias de Amartya Sen. Elaborou-se uma fundamentação teórica, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre o assunto proposto nesse trabalho, base para uma metodologia que envolve a análise conceitual de educação e sustentabilidade ambiental, enfatizando a importância do papel de cada um no alcance da sustentabilidade do meio ambiente. A metodologia deste trabalho foi concretizada através de uma pesquisa exploratória baseada no levantamento de referencial bibliográfico, proporcionando o conhecimento necessário para a conclusão do trabalho. Assim, espera que o trabalho seja de leitura prazerosa e que contribua de maneira construtiva para o aprofundamento do tema.
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
ALVES, Ana R. Cavalcanti. O Conceito de Hegemonia: de Gramsci a Laclau e Mouffe. In: Revista Lua Nova, São Paulo, n. 80, pp.71 – 96, 2010.
BENEVIDES, Maria Victória. Educação em Direitos Humanos. In: Seminário de Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Forense, 2000.
DAGNINO E. Cultura, cidadania e democracia: a transformação dos discursos e práticas na esquerda latino-americana. Em Cultura e Política nos Movimentos Sociais Latino Americanos: Novas Leituras, (Sônia Alvarez, Evelina Dagnino e Arturo Escobar, orgs.) Editora da UFMG, 2000.
______. Sociedad Civil, Espacios Públicos y Democratización: Brasil. Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando? Políticas de Ciudadania y Sociedad Civil en Tiempos de Globalización, Daniel Mato e Illia Garcia (coords.), Caracas: UCV, 2004.
JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade, 2003.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2017, 17:48:37.
LIMA, Licínio C. Organização escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2000.
PAIVA, Ângela M. de Randolpho. Direitos, desigualdade e acesso à universidade. In: Revista O Social em Questão. PUC/Rio, 2010.
SCHNEIDER, Evania. Gestão ambiental municipal: Preservação ambiental e o
desenvolvimento sustentável, 2001. Disponível em: http://www.portalga.ea.ufrgs.br/acervo/ds_art_05.pdf. Acesso em: 30 jan. 2016, 20:21:39.
SEN, A. KLIKSBERG, B. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SEN, Amartya. A Ideia de justiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
______. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
______. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001.
______. Desenvolvimento como liberdade. Tradução Laura Teixeira Motta; revisão técnica Ricardo Doniselli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
______. Sobre ética e economia. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.