A Consensualidade Administrativa e a Elaboração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas no Âmbito do Sistema Único De Saúde

Contenido principal del artículo

Clarissa Sampaio Silva

Resumen

O presente artigo trata da necessidade de a Administração Pública resgatar seus espaços de decisão no tocante à concretização do direito à saúde, como contraponto à excessiva judicialização. Com base em pesquisa doutrinária e legislativa procura-se demonstrar que a consensualidade, nova vertente da atuação administrativa, possui importância para a elaboração, no âmbito do Sistema Único de Saúde, de consensos médico científicos, cuja observância é recomendada em enunciados do Conselho Nacional de Justiça. O incremento da participação social na aprovação daquelas pautas e a abertura de dialógos institucionais para discussão de determinados casos pode reduzir recursos ao Poder Judiciário

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
SILVA, Clarissa Sampaio. A Consensualidade Administrativa e a Elaboração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas no Âmbito do Sistema Único De Saúde. Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos, Florianopolis, Brasil, v. 2, n. 2, p. 01–20, 2016. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9679/2016.v2i2.1567. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistasolucoesconflitos/article/view/1567. Acesso em: 19 dic. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Clarissa Sampaio Silva, Universidade de Fortaleza – Unifor.

Doutora em Direito pela Universidade de Lisboa, (Portugal). Professora da Universidade de Fortaleza – Unifor, Fortaleza, Ceará.

Citas

ASENSI, Felipe Dutra. Judicialização da saúde e Conselho Nacional de Justiça-Perspectivas e desafios. In DA SILVA, Ricardo Augusto Dias e NOBRE, Milton Augusto de Brito (coord.). O CNJ e os novos desafios da efetivação do direito à saúde. Belo Horizonte: Forum Editora, 2013. pgs.85-109.

BAUMAN. Zigmunt. O Amor Líquido. Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2013.

BINENBOJM, Gustavo. Uma Teoria do Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Renovar 2006.

CAÚLA, César. Judicialização da saúde- o que deve mudar em face da Lei nº 12.401/2011. In

In NETTO, Luísa Cristina Pinto e NETO, Eurico Bitencourt. Direito Administrativo e Direitos Fundamentais: diálogos necessários. Belo Horizonte: Editora Forum, 2012.

DE PALMA, Juliana Bonacorsi. Atuação administrativa consensual: estudos de acordos substitutivos no processo administrativo sancionador. Dissertação de Mestrado apresentada perante o Departamento de Direito do Estado da Universidade de São Paulo, 2010. www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-18112011-141226.

ESTORNINHO, Maria João. A Fuga para o Direito Privado. Coimbra: Almedina, 1999.

GADELHA. Maria Inês Pordeus. Escolhas públicas e Protocolos Clínicos- O orçamento, as renúncias necessárias e os novos projetos de lei. In DA SILVA, Ricardo Augusto Dias e NOBRE, Milton Augusto de Brito (coord.). O CNJ e os novos desafios da efetivação do direito à saúde. Belo Horizonte: Forum Editora, 2013, pgs.367-373.

HESSE, Konrad. Elementos de direito constitucional da República Federal da Alemanha, Porto Alegre, Sérgio Antônio Fabris Editor, 1998.

PEREIRA DA SILVA, Vasco Manuel Dias. Em Busca do Ato Administrativo Perdido. Coimbra: Almedina. 1999.

MELLO, Celso Antônio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2005.

NETTO, Luísa Cristina Pinto. Procedimentalização e Participação-Imposições jusfundamentais à atividade administrativa. In NETTO, Luísa Cristina Pinto e NETO, Eurico Bitencourt. Direito Administrativo e Direitos Fundamentais: diálogos necessários. Belo Horizonte: Editora Forum, 2012, pgs.215-242.

SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livrariado Advogado, 2003.

SARMENTO, DANIEL. Colisões entre Direitos Fundamentais e Interesses Públicos. In. GALDINO Flávio e SARMENTO Daniel (Org.) Direitos Fundamentais: estudos em homenagem ao professor Ricardo Lobo Torres. Rio de Janeiro: Renovar, 2006, pgs.269-329