A REGULAMENTAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AS FAKE NEWS: UM ESTUDO COMPARADO SOB LESSIG

Contenido principal del artículo

Carlos Alberto Rohrmann
José Reis Nogueira de Barros
Maria Eduarda Padilha Xavier

Resumen

A regulamentação do uso da inteligência artificial no que se refere à criação de notícias falsas tem sido uma matéria desafiadora para o Direito. O presente artigo pesquisa o tema em razão da relevância, não só do ponto de vista da crescente utilização da tecnologia da inteligência artificial, como também da preocupação no Brasil e nos Estados Unidos com a disseminação de notícias falsas, seja proposital, seja por erro do programa de computação de inteligência artificial, como as chamadas alucinações da inteligência artificial. O artigo faz uso de uma metodologia exploratória, com revisão bibliográfica, sob a perspectiva do direito comparado. O marco teórico da pesquisa é a teoria da arquitetura do mundo digital do autor norte-americano Lawrence Lessig. O artigo apresenta uma proposta de lei apresentada no Senado dos Estados Unidos, no segundo semestre de 2024, para tentar evitar a geração de notícias falsas por inteligência artificial, e a regulamentação do TSE para o uso da inteligência artificial nas eleições municipais brasileiras de 2024.

Descargas

Detalles del artículo

Cómo citar
ROHRMANN, Carlos Alberto; BARROS, José Reis Nogueira de; XAVIER, Maria Eduarda Padilha. A REGULAMENTAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AS FAKE NEWS: UM ESTUDO COMPARADO SOB LESSIG. Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9660/2024.v10i2.11011. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasdemocracia/article/view/11011. Acesso em: 1 abr. 2025.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Carlos Alberto Rohrmann, Doutor em Direito - UC Berkeley Professor Mestrado da FMC

Doutor em Direito - UC Berkeley 

José Reis Nogueira de Barros, FDMC

Bacharel em Direito (Faculdade Santo Agostinho, 2008), pós-graduado em Inteligência Artificial Aplicada ao Direito (Instituto New York Law & Science Academy, 2024), Conselheiro Corporativo (IEL-FIEMG 2024) e mestrando (FDMC, 2024).

Maria Eduarda Padilha Xavier, FDMC

Bacharelanda em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Bolsista de iniciação científica (IANST, 2024)