A PENA-BASE E A JUSTIFICAÇÃO INTERNA DE SUA FUNDAMENTAÇÃO: UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE O CRITÉRIO IDEAL ADOTADO PELO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho aborda o contexto de justificação interna da sentença penal condenatória, durante a primeira fase da dosimetria da pena, à luz da teoria da argumentação jurídica padrão. Analisa-se a aplicação da pena-base em sentenças judiciais proferidas por juízes de distintos tribunais (TJMG e TJRJ), tomando como base os critérios ideais aceitos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em busca da racionalidade lógico-ideal oculta no processo de justificação interna da pena fixada. Utilizando-se do raciocínio dedutivo, pretende-se desenvolver uma crítica sobre os referidos parâmetros com o intuito de revelar um silogismo que possa ser aplicado universalmente na primeira fase da dosimetria da pena, em consonância com os princípios constitucionais da individualização das penas e da proporcionalidade. Conclui-se que a justificação interna na fixação da pena-base deve operar mediante um raciocínio lógico baseado em premissas universais verdadeiras que necessariamente conduzem a uma conclusão igualmente verdadeira.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ALEXY, Robert. Teoria discursiva do direito. Org., trad. e estudo introdutório Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
ATIENZA, Manuel. As razões do direito. Teorias da argumentação jurídica. Landy, 2003.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. AgRg no AREsp 1997061/GO, Rel. Ministro
JESUÍNO RISSATO, QUINTA TURMA, DJe 17/2/2022.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. AgRg no HC 634.754/RJ, Sexta Turma, Rel. Ministro OLINDO MENEZES, julgado em 17/08/2021, DJe 20/08/2021.
MACCORMICK, Neil. Retórica e o estado de direito: uma teoria da argumentação jurídica. Tradução: Conrado Hubner Mendes e Marcos Paulo Veríssimo. Rio de Janeiro, Elsevier, Campus, 2008.
MINAS GERAIS. 1ª Vara Criminal da Comarca de Poços de Caldas/MG. Ação penal. Processo nº: 0518.10.018719-5. Disponível https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/jurisprudencia/repositorio-de-sentencas/#.YuSi0HbMLIV. Acesso em: 12/07/2022.
RIO DE JANEIRO. Juizado Especial Adjunto Criminal da Comarca de Itaboraí/RJ. Ação penal. Processo nº: 0018140-33.2008.8.19.0023 (2008.023.018343-2). Disponível em: http://www.tjrj.jus.br/web/guest/meta2/banco_sentenca. Acesso em: 12/07/2022.
SCHMITT, Ricardo Augusto. Sentença Penal Condenatória. 12ª ed. rev. e atual. Salvador: Ed. JusPodivm, 2018.
SHECAIRA, Fábio Perin. The Value of Methodological Deductivism in Argument Construction. In: Informal Logic, Vol. 38, No. 4 (2018), pp. 471–501.
WRÓBLEWSKI, Jerzy. Legal Decision and its Justification. In Proceedings of the World Congress for Legal and Social Philosophy, ed. Hubert Hubien, 409-419. Brussels: Bruylant, 1971.