A “Igualdade de Recursos” como Marco Teórico das Políticas Públicas de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência

Contenido principal del artículo

João Daniel Daibes Resque
Raimundo Wilson Gama Raiol

Resumen

Artigo que busca, a partir da análise da obra de Ronald Dworkin, intitulada de “A Virtude Soberana: a teoria e a prática da igualdade”, expor os pressupostos sob os quais o filósofo desenvolve a sua teoria igualitária de justiça distributiva, denominada de “igualdade de recursos”, a qual se baseia na distribuição de iguais parcelas do total de recursos existentes na sociedade, e como essa teoria da igualdade se propõe a explicar a justiça de distribuições alternativas e compensações que sirvam de aporte teórico e balizem a formulação de políticas públicas de inclusão social voltadas para as pessoas com deficiências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Resque, J. D. D., & Raiol, R. W. G. (2016). A “Igualdade de Recursos” como Marco Teórico das Políticas Públicas de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência. Revista De Teorias Da Justiça, Da Decisão E Da Argumentação Jurídica, 2(1), 166–183. https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2016.v2i1.1095
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

João Daniel Daibes Resque, Docente na Universidade Federal do Pará - (UFPA)

Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará - (UFPA)

Raimundo Wilson Gama Raiol, Docente na Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Jurídicas. (UFPA)

Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Citas

ARAÚJO, Luiz Alberto Davi. A proteção constitucional das pessoas com deficiência. 4ª ed. Brasília: CORDE, 2011.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 3. ed. Tradução de Mario da Gama Kury. Basília: Editora UnB, 2001

BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. Ações afirmativas. São Paulo: LTr, 2012. CITTADINO, Gisele. Pluralismo, direito e justiça distributiva: elementos de filosofia constitucional contemporânea. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

DWORKIN, Ronald. A virtude soberana: a teoria e a prática da igualdade. Tradução de Jussara Simões. Revisão Técnica e da Tradução de Cícero Araújo e Luiz Moreira. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FLEISCHACKER, Samuel. Uma breve história da justiça distributiva. Tradução de Álvaro Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FONSECA, Dagoberto José. Políticas públicas e ação afirmativa. São Paulo: Selo Negro, 2009.

FRISCHEISEN, Luiza Cristina Fonseca. Políticas Públicas: a responsabilidade do administrador e o ministério público. São Paulo: Max Limonad, 2000.

GARGARELLA, Roberto. As teorias da justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política. Tradução de Alonso Reis Freire. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

KYMLIKA, Will. Filosofia política contemporânea: uma introdução. Tradução de Luis Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. 3ª ed. Tradução de Jussara Simõe. Revisão Técnica e da Tradução de Álvaro de Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VITA, Álvaro de. Justiça liberal: argumentos liberais contra o neoliberalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.