A RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL COMO EXPRESSÃO DA JUSTIÇA DISTRIBUTIVA: UM ESTUDO ACERCA DA MUDANÇA DE PARADIGMA FILOSÓFICO DA RESPONSABILIDADE CIVIL

Conteúdo do artigo principal

GABRIEL SANTOS LIMA
http://orcid.org/0000-0001-5117-5781
JOÃO DANIEL MACEDO SÁ
FILIPE AUGUSTO OLIVEIRA RODRIGUES
http://orcid.org/0000-0003-4730-7694

Resumo

O presente artigo aborda a responsabilidade civil ambiental brasileira, para avaliar se a adoção da teoria objetiva promoveu mudanças em seus pressupostos filosóficos. Para alcançar tal objetivo, inicialmente apresenta-se a matriz clássica da responsabilidade, de orientação formalista e pautada na justiça corretiva. Em seguida, analisa-se se o instituto jusprivatista passou a se vincular a parâmetros distributivos. A metodologia do trabalho baseou-se em pesquisa teórica, com levantamento bibliográfico. Para justificar e argumentar sobre as hipóteses foi utilizado o método dedutivo. A conclusão defende que a responsabilização civil ambiental adota um modelo de aplicação pautado eminentemente em critérios de justiça distributiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, GABRIEL SANTOS; SÁ, JOÃO DANIEL MACEDO; RODRIGUES, FILIPE AUGUSTO OLIVEIRA. A RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL COMO EXPRESSÃO DA JUSTIÇA DISTRIBUTIVA: UM ESTUDO ACERCA DA MUDANÇA DE PARADIGMA FILOSÓFICO DA RESPONSABILIDADE CIVIL. Revista de Teorias da Justiça, da Decisão e da Argumentação Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 7, n. 1, p. 1–17, 2021. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2021.v7i1.7672. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasjustica/article/view/7672. Acesso em: 20 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

GABRIEL SANTOS LIMA, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, com período de mobilidade acadêmica internacional na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ULisboa). Membro do Grupo de Pesquisa Teoria do Direito, Meio Ambiente e Justiça (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/228885). Contato: gabrielsantoslima@live.com.

JOÃO DANIEL MACEDO SÁ, Universidade Federal do Pará

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Pará. Advogado. Professor adjunto da UFPA. É membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA e membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/PA. Coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria do Direito, Meio Ambiente e Justiça (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/228885). Contato: joaosa@ufpa.br.

FILIPE AUGUSTO OLIVEIRA RODRIGUES, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará. É professor de História do Direito, Filosofia do Direito e Introdução ao Estudo do Direito do Centro Universitário do Estado do Pará. Coordenador do Grupo de Pesquisa Pura Teoria do Direito (CESUPA) e membro do Grupo de Pesquisa Teorias Normativas (UFPA). Contato: filipeaorodrigues@gmail.com