Revista de Pesquisa e Educação Jurídica

A Revista de Pesquisa e Educação Jurídica foi criada com o propósito de ser um espaço para a publicação de trabalhos que tenham por objetos específicos a Educação Jurídica e a Pesquisa jurídica, quer seja no âmbito da graduação, quer seja no âmbito da pós- graduação. Formam seu eixo central os seguintes temas: teorias do conhecimento e epistemologias (fundamentos da educação e da produção do conhecimento na área do Direito); ciência e pseudociência (conhecimento e opinião na área do Direito); especificidades das práticas de pesquisa e da produção do conhecimento na área do Direito; métodos, metodologias e técnicas de pesquisa na área do Direito; pesquisas bibliográfica, documental e empírica (limites e possibilidades na área do Direito),normastécnicas aplicáveis às práticas de pesquisa e produção do conhecimento na área do Direito; abordagens do processo de ensino-aprendizagem e sua aplicação na educação jurídica; educação superior no Direito Educacional brasileiro; história e diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Direito; projeto pedagógico, organização curricular e currículo na educação jurídica; práticas jurídicas, estágios, extensão, trabalhos de conclusão de curso, pesquisa e atividades complementares no âmbito da educação jurídica; educação em Direitos Humanos, educação ambiental e educação para a terceira idade nos cursos de Direito; planejamento pedagógico, estratégias didáticas e avaliação nos cursos de Direito; formação docente para a educação jurídica; educação jurídica e relação professor-aluno; educação jurídica e pós-graduação (pós-graduação lato sensu e stricto sensu, pós-graduação acadêmica e profissional, pós-doutorado). A sua publicação está a cargo do CONPEDI e inclui artigos aprovados e devidamente selecionados para apresentação do Grupo de Trabalho Pesquisa e Educação Jurídica, artigos de especialistas convidados e artigos oriundos de editais específicos.

Já os artigos submetidos (em português, espanhol e inglês) passam necessariamente pelo sistema Double Blind Review, em que o artigo é avaliado por Doutores em Direito que desconhecem os autores, assim como estes desconhecem os seus avaliadores. A avaliação ocorre, necessariamente, por no mínimo dois pareceristas ad hoc (avaliadores). Todavia, caso haja discrepância superior a três pontos (avaliação de zero a dez), ocorrerá uma terceira avaliação. Importante destacar, que os avaliadores são professores de programas de Mestrado e Doutorado em Direito e foram (e continuarão sendo) indicados pelos coordenadores dos programas de Pós-graduação em Direito stricto sensu de todo o Brasil, reconhecidos pela CAPES/MEC.

Para garantir a longevidade das publicações e facilitar a sua identificação no meio eletrônico, todos os artigos aprovados serão registrados no sistema Digital Object Identifier – DOI. Além disso, as edições são divulgadas por meio da plataforma Facebook – Index Law Journals < https://www.facebook.com/profile.php?id=100012884325538&fref=ts >.

A gestão editorial é automatizada por meio de um sistema operacional concebido pelo “Public Knowledge Project - PKP”. Sendo este sistema conhecido como "Open Journal Systems (OJS)". A plataforma digital OJS adotada por este periódico, é conhecida no Brasil como Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), tendo sido traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT.

Atualmente, este periódico está indexado nas seguintes bases de dados: Latindex (em avaliação); OpenAire; PKP INDEX; Ebsco Host; ErihPlus (em avaliação); Gale Cengage Learning; Redib; Livre; Dialnet (em avaliação) e Directory of Open Access Journals (DOAJ em avaliação). Esses indexadores internacionais têm como objetivo promover a divulgação e visibilidade dos artigos publicados pela revista.


v. 8, n. 1 (2022): JANEIRO-JULHO

Sumário

Artigos

Horácio Wanderlei Rodrigues, Carlos André Birnfeld
PDF
Francieli Puntel Raminelli
Sandy Larranhaga de Noronha, Frederico Gabrich
PDF
Carla Teresa Ferreira Bezerra, MONICA TERESA COSTA SOUSA
PDF
Camila Lourinho Bouth, Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante Rocha
PDF