OS ESTUDOS SOBRE NEGRITUDE E RACISMO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA FDUSP

Conteúdo do artigo principal

Benjamin Xavier Paula

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar a presença/ausência das temáticas relativas à negritude e ao racismo no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Direito da FDUSP e, para isso, partimos dos pressupostos teóricos das teorias africanistas (africanismo, panafricanismo, negritude e afrocentricidade) e da Teoria Crítica Racial; e dos pressupostos metodológicos da pesquisa mista (Creswell, 2021) de natureza qualitativa e quantitativa, da pesquisa bibliográfica (Gil, 2022; Lima e Mioto, 2007) e da pesquisa documental (Cellard, 2008). As hipóteses da pesquisa partem de uma dupla percepção de que existe uma invisibilidade das temáticas relativas à população negra nos cursos de graduação em Direito no Brasil. Ao adotar as categorias negritude e racismo, nos interessa identificar como estas temáticas estão presentes e/ou ausentes no ensino jurídico. Os dados da pesquisa revelam que, educação das relações étnico-raciais na perspectiva de uma educação antirracista e de valorização da contribuição dos diferentes grupos raciais na construção da sociedade ainda é incipiente nos cursos de graduação em Direito, estes que, não incorporam as contribuições africanistas e as contribuições das/os pesquisadoras/es e intelectuais negras/os brasileiras/os às teorias do Direito e os estudos da educação e pesquisa jurídica sobre essa temática. As Faculdades de Direito e as demais instituições de ensino jurídico, precisam reformular o seu projeto pedagógico com vistas a adaptar a sua grade curricular às normas legais e as modernas Teorias do Direito, dinamizadas pelas contribuições recentes das/os juristas negras/os e das teorias africanistas, antirracistas e da negritude.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
PAULA, Benjamin Xavier. OS ESTUDOS SOBRE NEGRITUDE E RACISMO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA FDUSP. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2024.v10i2.11001. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/11001. Acesso em: 30 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Benjamin Xavier Paula, Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - DES/FDUSP; Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília - PPGD/FD/UNB

Pós Doutor na área de Democracia, Cidadania e Direito pelo Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (2014-2015) – CES/UC (Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito - DECIDe); Pós-Doutorando no Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direiro da Universidade de São Paulo - DES/FDUSP (2022-atual); Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduaçã em Educação da Faculdade de educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED/FACED/UFU (2009-2013); Doutorando em Direito pelo Programa de Pós Graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Brasilia PPGD/FD/UnB (2022-atual); Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) (2002-2005); bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1995-2000); e Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano - CEUCLAR ( 2005-2007. Foi bolsista de Pós-doutorado (2014-2015) com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Brasil (Processo Processo - 1483-14-5) do Projeto de Pesquisa "A Formação de Professores para o estudo da História da Africa e Afro-brasileira no Brasil e em Portugal"; foi bolsista de doutorado, com apoio do Programa Mineiro da Capacitação Docente (PMCD) financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), e pela CAPES-Brasil no Projeto  “A Educação para as Relações Étnico-raciais e o Estudo da História e Cultura da África e Afro-brasileira: formação, saberes e práticas educativas”; foi Bolsista de mestrado (2003-2005) com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Brasil (CAPES/PROAP) no Projeto  “Do PAIUB ao “provão”: avaliação institucional do ensino superior no Brasil”. Atua nas áeas de Direito, Educação e História, nos seguintes temas: Direito Racial, Direito do Estado, Pesquisa e Educação Jurídica; Ensino de História, Cultura Afro-brasileira, História da África, Políticas Educacionais, Formação de Professores. É autor de diversas publicações no Brasil e no exterior: Portugal, Espanha, Nigéria, Argentina, Uruguai, dentre outros países.