Direito Humano à Educação: A Inclusão das Temáticas de Gênero e de Sexualidades nos Planos de Educação

Conteúdo do artigo principal

Renato Duro Dias
Luciana Alves Dombkowitsch

Resumo

Esta pesquisa analisa a evolução das proposições que deram origem à Lei 13.005/2014, correspondente ao Plano Nacional de Educação, e em qual conjuntura política se deu a construção da possibilidade de que o mesmo fosse aprovado sem a diretriz que previa a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual, tentando problematizar a cruzada ideológica que se mobilizou contra a inclusão do que chamaram de ideologia de gênero, como uma verdadeira afronta aos direitos constitucionais fundamentais, que colocam a educação no patamar de direitos humanos e como a não inclusão das discussões de gênero e de sexualidades impossibilitam sejam efetivados os princípios constitucionais garantidores da igualdade, do respeito à diversidade e da construção de uma educação pautada na solidariedade e na justiça social. Assim, dentro desta diversidade de enfoques, problematizase referenciais teóricos e metodológicos com ênfase nos estudos culturais. O estudo ora proposto se trata de um recorte de uma investigação mais ampla que objetiva mapear e discutir os campos das políticas públicas educacionais, de gênero e de sexualidades, como forma de viabilizar a efetivação da educação como direito social fundamental. Estas pesquisas de abordagem preponderantemente qualitativa terão como cerne a análise dos temas, referenciais teórico-metodológicos e filiação acadêmica de seus autores, sinalizando caminhos para futuros estudos que possibilitem uma maior interlocução entre a produção da pós-graduação e a qualidade social do ensino do direito no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DIAS, Renato Duro; DOMBKOWITSCH, Luciana Alves. Direito Humano à Educação: A Inclusão das Temáticas de Gênero e de Sexualidades nos Planos de Educação. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 1, p. 294–311, 2015. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2015.v1i1.15. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/15. Acesso em: 28 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renato Duro Dias, Universidade Federal do Rio Grande, FURG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL. Professor da Universidade Federal do Rio Grande, FURG.

Luciana Alves Dombkowitsch, Faculdade Anhanguera do Rio Grande

Mestrado em andamento em Direito e Justiça Social na Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Professora da Faculdade Anhanguera do Rio Grande.

Referências

BENTO, Berenice Alves de Melo. O que é transexualidade. São Paulo: Brasiliense, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br. Acesso em julho de 2015.

______. Lei 13.005/2014. Plano Nacional de Educação. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br. Acesso em junho de 2015.

______. Ministério da Educação e Cultura. Conferência Nacional de Educação. Documento Final. Disponível em: http://conae.mec.gov.br. Acesso em julho de 2015.

______. Projeto de lei da Câmara. PLC 103/2012. Disponível em:

http://www.senado.gov.br. Acesso em junho de 2015.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

CNBB. Conferência Nacional dos Bispos. Notas e Declarações. Nota n.º 325/2015. Disponível em: http://www.cnbb.org.br. Acesso em julho de 2015.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 23ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

______, Michel. História da Sexualidade 1: A vontade de saber. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

______, Michel. Microfísica do Poder. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

______, Michel. Vigiar e Punir. 42ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da Justiça na era Póssocialista. (Org.:) SOUZA, Jessé. In: Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

GOMES, Maria Tereza Uille. Direito Humano à Educação e Políticas Públicas. Curitiba: Juruá, 2009.

GONÇALVES, Leonardo A. Direitos sociais. Cidadania, política e justiça. Rio de Janeiro: Sinergia, 2013.

KROHLING, Aloísio. Direitos Humanos Fundamentais: diálogo intercultural e democracia. São Paulo: Paulus, 2009.

LOURO, Guacira Lopes. A Construção Escolar das diferenças. In: Gênero, sexualidade e educação. Uma Perspectiva pós-estruturalista. 16ª Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

______, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Orgs). Corpo, Gênero e Sexualidade: Um debate contemporâneo na educação. 9ª ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

______, Guacira Lopes (organizadora). O Corpo Educado: Pedagogias da sexualidade.

LOURO, Guacira Lopes; WEEKS, Jeffrey; BRITZMAN, Deborah; HOOKS, Bell; PARKER, Richard; BUTLER, JuditH. Traduções: Tomaz Tadeu da Silva. 2ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LUCAS, Doglas Cesar. Direitos Humanos e Interculturalidade: um diálogo entre a igualdade e a diferenças. 2ª ed., Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2013.

NARDI, Henrique Caetano; SILVEIRA, Raquel da Silva e MACHADO, Paula Sandrini. (Orgs.). Diversidade Sexual, Relações de Gênero e Políticas Públicas. Porto Alegre: Sulina, 2013.

PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

SALIH, Sara. Judith Butler e a Teoria Queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: O Social e o Político na Pós- Modernidade. 14ª ed., São Paulo: Cortez, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Reinventar a Emancipação Social: Para Novos Manifestos (volume 3). Reconhecer para Libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Porto: Edições Afrontamento, 2004.

______, Boaventura de Sousa; CHAUI, Marilena. Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais. 9ª Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, vol. 20, n. 2. Porto Alegre: jul-dez.1995, pp. 71-99.

SEFFNER, Fernando. Escola para todos: mesmo para aqueles que manifestam diferenças em sexo e gênero? In: SILVA. Fabiane Ferreira; MELLO. Elena Maria Billig (Orgs.). Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação [recurso eletrônico]. Uruguaiana: UNIPAMPA, 2011.

SILVA, Tomáz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

______, Tomáz Tadeu da. O Sujeito da Educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

WARAT, Luis Alberto Epistemologia e ensino do direito: o sonho acabou. Coordenadores Orides Mezzaroba, Arno Dal Ri Júnior, Aires