A Ética e o Ensino Jurídico: A Importância dos Conteúdos Éticos para o Direito e seu Papel na Recuperação da Crise do Ensino Jurídico

Rafael Altoé, Ricardo Alves Domingues

Resumo


Em linhas gerais a Ética pode ser definida como a ciência do bom comportamento, tendo na moral o objeto de estudo a partir do qual identificará princípios gerais que embasarão o agir de cada pessoa. Embora existam padrões éticos comuns a serem observados por todos, é inegável que cada ramo do conhecimento deve ter o compromisso de identificar as manifestações que lhe são próprias quanto à Ética. Nota-se, quanto ao Direito, a importância de uma melhor compreensão da Ética, seja para maior controle da atividade jurídica, seja para que sirva de elemento de melhor definição dos comportamentos que se originarão a partir do Direito. Para tanto, é preciso repensar a importância da ética como disciplina autônoma do ensino jurídico, e qual a postura que se espera do docente e do discente quanto a tal tema.

Palavras-chave


Ética; Moral; Direito; Ensino jurídico

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARDES, Marcelo de Rezende. Os princípios éticos e sua aplicação no Direito. São Paulo: Lex Magister, 2012. Disponível:

< http://www.lex.com.br/doutrina_23813027_OS_PRINCIPIOS_ETICOS

_E_SUA_APLICACAO_NO_DIREITO.aspx > ISSN 1981-1489

CARNIO, Henrique Garbellini; GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Curso de sociologia jurídica. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

ENGISH, Karl. Introdução ao pensamento jurídico. 6a ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1988

FREITAS FILHO, Roberto. As normas abertas e o método do ensino jurídico. In: GHIRARDI, José Garcez; FEFERBAUM, Marina. (Coords). Ensino do Direito em Debate. São Paulo: Direito GV, 2013.

GUERRIERO, Iara Coelho Zito; SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval; ZICKER, Fabio. Ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais na saúde. São Paulo: Aderaldo & Rothschild.

KANT, Imannuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70 LDA, 2007.

LEISTER, Margareth Anne; TREVISAM, Elisaidei.. A necessidade da transversalidade no ensino jurídico para uma efetiva contribuição do jurista no desenvolvimento da sociedade: um olhar segundo reflexões de Edgar Morin. . In: GHIRARDI, José Garcez;

FEFERBAUM, Marina. (Coords). Ensino do Direito em Debate. São Paulo: Direito GV, 2013

LERIAS, Reineró Antônio. Ética, moral, ciência e direitos humanos In: XV Encontro Nacional CONPEDI. Manaus: Fundação Boiteux, 2011.

LUHMANN, Niklas. Sociologia do direito II. Rio de Janeiro: Edições tempo brasileiro, 1985.

NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. 4. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004.

NEVES, Samara Tavares Agapto; MACHADO, Edinilson Donisete. Ensino jurídico: a ética na formação do advogado e no exercício da profissão. In: CONPEDI, 2007, Campo dos Goytacazes. XV Encontro Nacional.

PERELMAN, Chain. Ética e Direito. Tradução de Maria E. Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PINTO, Eduardo Vera-Cruz. Curso Livre de Ética e Filosofia do Direito. Cascais: Princípia, 2010

ROSS, Alf. Direito e Justiça. Bauru: Edipro, 2000.

SABADELL, Ana Lucia. Manual de sociologia juridical: introdução a uma leitura externa do direito. 5a ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

SERRANO, Pablo Jiménez. Tratado de ética Pública: curso de ética administrativa. São Paulo: Jurismestre, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2015.v1i1.4

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.