O Papel do Professor no Ensino Jurídico: Saberes e Fazeres Contemporâneos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo enfoca o papel do professor no ensino jurídico e privilegia as teorias que se debruçam sobre as relações pedagógicas desenvolvidas no contexto acadêmico dos cursos de direito. Trata-se de uma reflexão fundamentada na revisão de literatura especializada. O objetivo principal do estudo é o de compreender como professores e estudantes de direito conduzem e compreendem as relações entre ensinar e aprender, cotidianamente e, de que modo, o professor exerce o seu papel de mediador do conhecimento nesse interrelacionamento. A análise do processo de ensino-aprendizagem, compartilhando e construindo conhecimento, é, portanto, objeto desse estudo. As reflexões sobre o tema conduziram a inferências relativas à necessidade da elaboração conjunta (professores juristas e especialistas em Educação) de um planejamento de estratégias didático-metodológicas apropriadas à conquista da qualidade no processo ensino aprendizagem nos cursos de direito.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ALVES, Elisete Lanzoni. A docência e a interdisciplinaridade: Um desafio pedagógico. In COLAÇO, Thais Luzia (org.). Aprendendo a ensinar direito O Direito. – Florianópolis: OAB/SC Editora, 2006. 344 p.
ARAÚJO, Edvaldo Lopes de Araújo; PINTO, Tainá de Araújo. Teoria Geral do Direito Civil. UniverCidade: Súmulas de Aulas, 2011. Disponível em: http://www.passeidireto. com/arquivo/1923548/historia-do-direito/34. Acesso em 21 ago 2014.
BERNARDINA, Alexandre Dalla. A utilização de decisões judiciais como estratégia de ensino na disciplina de Responsabilidade Civil. In MIGUEL, Paula Castello; OLIVEIRA, Juliana Ferrari de. Estratégias pedagógicas inovadoras no ensino jurídico. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2012. 211p.
BITTAR, Eduardo C. B. Estudos sobre ensino jurídico: pesquisa, metodologia, diálogo e cidadania. – 2. ed. Rev., modificada, atual. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2006. 246 p.
BOLDT, Raphael e KHROLING, Aloísio. O processo interdisciplinar: (des)construindo o ensino das ciências criminais. In MIGUEL, Paula Castello; OLIVEIRA, Juliana Ferrari de. Estratégias pedagógicas inovadoras no ensino jurídico. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2012. 211 p.
BUSSINGUER, Elda Coelho de Azevedo. Ensino jurídico e aprendizagem significativa: uma tentativa de compreensão da tragédia, do direito e da justiça a partir de uma abordagem fenomenológica. In MIGUEL, Paula Castello; OLIVEIRA, Juliana Ferrari de. Estratégias pedagógicas inovadoras no ensino jurídico. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2012. 211p.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2006. Disponível em: http://provabrasil.inep.gov.br/parametros-curriculares-nacionais. Acesso em 23 ago 2014.
COLAÇO, Thais Luzia. Ensino do direito e capacitação docente. In COLAÇO, Thais Luzia (org.). Aprendendo a ensinar direito O Direito. – Florianópolis: OAB/SC Editora, 2006. 344 p.
COPETTI, André e MORAIS, José Luiz Bolzan de. Ensino do Direito como condição para a concretização de um projeto de felicidade presente na Constituição Federal brasileira. In SANTOS, André Leonardo Copetti. MORAIS, José Luiz Bolzan de. O ensino jurídico e a formação do bacharel em Direito: diretrizes político-pedagógicas do curso de Direito da UNISINOS. – Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2007. 135 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 29 ed., Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 1996. 89 p.
LEONTIEV. A. O Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978. 298 p.
MENEZES, Adriana Maria Celestino. Ensino jurídico no Brasil – Uma questão a ser solucionada. In PESSOA, Flávia Moreira Guimarães (org.). Reflexões sobre a Docência Jurídica. Série Estudos de metodologia. Volume 1 – Aracaju: Evocati, 2013. 654 p.
MONDARDO, Dilsa. Metodologia do ensino do Direito: memórias de um cronópio. In COLAÇO, Thais Luzia (org.). Aprendendo a ensinar direito O Direito. – Florianópolis: OAB/SC Editora, 2006. 344 p.
SOBRAL DE SOUZA, Patrícia Verônica Nunes Carvalho. O Ensino jurídico: Um desafio a ser enfrentado pelos docentes? In PESSOA, Flávia Moreira Guimarães (org.). Reflexões sobre a Docência Jurídica. Série Estudos de metodologia. Volume 1 – Aracaju: Evocati, 2013.
p.
SOBRINHO, José Wilson Ferreira. Metodologia do ensino jurídico e a avaliação em direito. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1997. 175p.
STANGHERLIM, Roberta. Metodologia de ensino na concepção de educação de Paulo Freire. In BAPTISTA, Ana Maria Haddad; NOBREGA, Maria Luiza Sardinha de; TODARO, Mônica (orgs.). Metodologias de Ensino: entre reflexão e a pesquisa (Pedagogia de A a Z; vol. 10). Jundiaí, Paco Editorial: 2013. 192 p.