NOVAS TENDÊNCIAS NO DIREITO E O ENSINO JURÍDICO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E ESTÍMULO AO PROTAGONISMO DISCENTE

Conteúdo do artigo principal

Maria Carolina Ferreira Reis
http://orcid.org/0000-0001-5548-1727
Ênio Biaggi

Resumo

Resumo: A proposta deste estudo foi analisar a nova proposta pedagógica de ensino jurídico que tem emergido nas academias brasileiras, impulsionada pela nova realidade jurisdicional do Estado, especialmente o novo Código de Processo Civil, que vem incentivar os métodos de autocomposição como proposta alternativa de resolução de conflitos sociais. Foram discutidas as novas tendências do Direito e o perfil do profissional exigido no âmbito dessa proposta. Como contribuição para uma educação jurídica condizente com a proposta, apresentam-se caminhos possíveis, tais como a utilização de metodologias ativas, atividades que priorizem o desenvolvimento da competência linguística, o protagonismo discente e projetos interdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA REIS, Maria Carolina; BIAGGI, Ênio. NOVAS TENDÊNCIAS NO DIREITO E O ENSINO JURÍDICO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E ESTÍMULO AO PROTAGONISMO DISCENTE. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 2, p. 93–108, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9636/2017.v3i2.2551. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/2551. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Carolina Ferreira Reis, Escola Superior Dom Helder Camara

Doutora e Mestre em Linguística pela UFMG

Professora de Língua Portuguesa na Escola Superior Dom Helder Camara

 

Ênio Biaggi, Escola Superior Dom Helder Camara

Graduado em Letras pela UFMG e em Direito pela PUC MG; Mestre e Doutor pela UFMG; Professor na Escola Superior Dom Helder Câmara e na PUC MG; Advogado.