Fundamentos do Pensamento Moral em Kant

Conteúdo do artigo principal

Adriana Saraiva Lamounier Rodrigues
Diego Manente Bueno de Araujo

Resumo

O artigo pretende estudar o pensamento moral na filosofia de Immanuel Kant, considerado o primeiro dos filósofos que compõe o movimento conhecido como Idealismo Alemão, sobretudo na obra Crítica da Razão Prática. Para isto, introdutoriamente, traça os estudos morais com os quais Kant se depara em sua época e as questões fundamentais que tenta responder, além de traços de sua formação que o influenciaram. Logo após, analisa-se o pensamento kantiano propriamente dito, por meio da obra A Ideia de justiça em Kant, de Joaquim Carlos Salgado, marco teórico desta pesquisa. São analisados o postulado da liberdade e sua relação com o dever - ser e a lei moral, as espécies de imperativos, o imperativo categórico e a igualdade, abertura que a teoria moral deixa para a existência do direito positivo e que o autor considera o pilar maior da Ideia de justiça do filósofo prussiano. A metodologia usada na pesquisa é teórica, a partir da análise da obra marco teórico e sua relação com outras publicações referentes ao mesmo tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RODRIGUES, Adriana Saraiva Lamounier; ARAUJO, Diego Manente Bueno de. Fundamentos do Pensamento Moral em Kant. Revista de Teorias e Filosofias do Estado, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 1, p. 231–250, 2015. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9652/2015.v1i1.769. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasfilosofias/article/view/769. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriana Saraiva Lamounier Rodrigues, Università degli Studi di Roma Tor Vergata, UNIROMA, Itália.

Advogada.Doutoranda em Direito do Trabalho 'Autonomia Individuale e Autonomia Collettiva' pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata em cotutela com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - MG

Diego Manente Bueno de Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG - MG

Mestrando em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.- UFMG Orientador voluntário da Divisão de Assistência Judiciária (DAJ).

Referências

ALQUIÉ, FERDINAND. Critique de la raison pratique, ed. Puf, 7ª ed, Paris, 2003.

BÍBLIA, Livro de Lucas. Bíblia sagrada. Edição contemporânea. Trad. João Ferreira de Almeida. Flórida: Editora Vida, 1994.

KERSTING, Wolfgang. “O fundamento de validade da moral e do direito em Kant” In “Kant e o Direito”, coordenador Alexandre Travessoni Gomes, Mandamentos, 1ª ed. Belo Horizonte, 2009.

SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de justiça em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Ed. Del Rey, 3ª ed. Belo Horizonte, 2012.

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. A formação do pensamento de Hegel. Ed. Loyola, 1ª ed. São Paulo, 2014.