Fundamentos do Pensamento Moral em Kant
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo pretende estudar o pensamento moral na filosofia de Immanuel Kant, considerado o primeiro dos filósofos que compõe o movimento conhecido como Idealismo Alemão, sobretudo na obra Crítica da Razão Prática. Para isto, introdutoriamente, traça os estudos morais com os quais Kant se depara em sua época e as questões fundamentais que tenta responder, além de traços de sua formação que o influenciaram. Logo após, analisa-se o pensamento kantiano propriamente dito, por meio da obra A Ideia de justiça em Kant, de Joaquim Carlos Salgado, marco teórico desta pesquisa. São analisados o postulado da liberdade e sua relação com o dever - ser e a lei moral, as espécies de imperativos, o imperativo categórico e a igualdade, abertura que a teoria moral deixa para a existência do direito positivo e que o autor considera o pilar maior da Ideia de justiça do filósofo prussiano. A metodologia usada na pesquisa é teórica, a partir da análise da obra marco teórico e sua relação com outras publicações referentes ao mesmo tema.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ALQUIÉ, FERDINAND. Critique de la raison pratique, ed. Puf, 7ª ed, Paris, 2003.
BÍBLIA, Livro de Lucas. Bíblia sagrada. Edição contemporânea. Trad. João Ferreira de Almeida. Flórida: Editora Vida, 1994.
KERSTING, Wolfgang. “O fundamento de validade da moral e do direito em Kant” In “Kant e o Direito”, coordenador Alexandre Travessoni Gomes, Mandamentos, 1ª ed. Belo Horizonte, 2009.
SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de justiça em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Ed. Del Rey, 3ª ed. Belo Horizonte, 2012.
VAZ, Henrique Cláudio de Lima. A formação do pensamento de Hegel. Ed. Loyola, 1ª ed. São Paulo, 2014.