Fundamentos do Pensamento Moral em Kant

Adriana Saraiva Lamounier Rodrigues, Diego Manente Bueno de Araujo

Resumo


O artigo pretende estudar o pensamento moral na filosofia de Immanuel Kant, considerado o primeiro dos filósofos que compõe o movimento conhecido como Idealismo Alemão, sobretudo na obra Crítica da Razão Prática. Para isto, introdutoriamente, traça os estudos morais com os quais Kant se depara em sua época e as questões fundamentais que tenta responder, além de traços de sua formação que o influenciaram. Logo após, analisa-se o pensamento kantiano propriamente dito, por meio da obra A Ideia de justiça em Kant, de Joaquim Carlos Salgado, marco teórico desta pesquisa. São analisados o postulado da liberdade e sua relação com o dever - ser e a lei moral, as espécies de imperativos, o imperativo categórico e a igualdade, abertura que a teoria moral deixa para a existência do direito positivo e que o autor considera o pilar maior da Ideia de justiça do filósofo prussiano. A metodologia usada na pesquisa é teórica, a partir da análise da obra marco teórico e sua relação com outras publicações referentes ao mesmo tema.


Palavras-chave


Idealismo alemão;Razão prática;Pensamento moral

Texto completo:

PDF

Referências


ALQUIÉ, FERDINAND. Critique de la raison pratique, ed. Puf, 7ª ed, Paris, 2003.

BÍBLIA, Livro de Lucas. Bíblia sagrada. Edição contemporânea. Trad. João Ferreira de Almeida. Flórida: Editora Vida, 1994.

KERSTING, Wolfgang. “O fundamento de validade da moral e do direito em Kant” In “Kant e o Direito”, coordenador Alexandre Travessoni Gomes, Mandamentos, 1ª ed. Belo Horizonte, 2009.

SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de justiça em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Ed. Del Rey, 3ª ed. Belo Horizonte, 2012.

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. A formação do pensamento de Hegel. Ed. Loyola, 1ª ed. São Paulo, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9652/2015.v1i1.769

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.