Pena Privativa de Liberdade com Tratamento Psiquiátrico e Psicológico para Abusado

Conteúdo do artigo principal

Mirza Maria Pedrosa Porto de Mendonça

Resumo

A pesquisa realizada teve como objetivo investigar a opinião de profissionais das áreas do direito e da saúde sobre o perfil do abusador sexual de crianças no âmbito familiar e a eficácia do tipo de penalização que ele sofre. Esse tipo de crime tem como sujeito ativo alguém que, provavelmente, não goza de sanidade mental suficiente para controlar a sua inclinação para a ilicitude, podendo ou não ser classificado como doente mental. A investigação abrange a incidência e os efeitos desse acontecimento na vida intrafamiliar. Versa sobre essa temática com o objetivo de estabelecer um novo paradigma jurídico no âmbito das penas na esfera mais particular do direito penal. O trabalho almeja demonstrar a relevância social do tema e a necessidade de um efetivo agasalho normativo para os abusadores sexuais, principalmente os intrafamiliares e realiza uma proposta clara de alteração legislativa no que se refere a esse tipo de crime, postulando a necessidade de adequar a lei à realidade fática. Argumenta que o tratamento psicanalítico dos agressores como forma de pena é mais importante do que a simples privação da liberdade. Defende que a legislação vigente é incipiente e inadequada para esses casos, sendo esta opinião corroborada por um significativo número de especialistas. Não se pretende com isso defender o criminoso que pratica o abuso sexual, mas buscar soluções para a impunidade e o respeito ao princípio da individualização da pena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PORTO DE MENDONÇA, Mirza Maria Pedrosa. Pena Privativa de Liberdade com Tratamento Psiquiátrico e Psicológico para Abusado. Conpedi Law Review, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 10, p. 238–256, 2016. DOI: 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i10.3410. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3410. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mirza Maria Pedrosa Porto de Mendonça, Doutora em Direito pela Universidad Del Museo Social Argentino

Professora da Universidade Católica de Pernambuco. Advogada.

Referências

BEE, Helen. O ciclo vital. Ed. Artes Médicas, Rio de Janeiro, 1997.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Tradução de José Cretella Jr. e Agnes Cretella. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2001.

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

______. A família como palco da violência sexual. _____: Ed. Cadernos CAES, 1997.

______. Incesto e alienação parental/coordenadora Maria Berenice Dias. 3ª ed. São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 2003.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, Disponível em: www.senado.gov.br.

FURNISS T. Abuso sexual da criança: uma abordagem multidisciplinar. Manejo, terapia e intervenção legal integrados. Porto Alegre: Artes Médicas;1993.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: direito de família. v.6, São Paulo: Saraiva, 2005.

GRECO, Rogério, Código Penal Comentado. Editora Impetus, 2010.

GUERRA, Viviane Nogueira de Azevedo. Violência de pais contra filhos: a tragédia revisitada. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

GUTIÉRREZ, Pedro A. Delitos sexuales sobre menores. 1ª ed. Buenos Aires. La Rocca. 2007.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LENCARELLI, Ana Maria Brayner. O perfil psicológico do abusador sexual de crianças. Disponível em: http://www.abrapia.org.br/antigo/textos/ artigos/O%20perfil%20
psicologico%20do%20abusador.htm

MANTEGAS, Bruno. Castração para violadores e pedófilos. 2010. Disponível em: http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=588899. Acessado em: outubro de 2010.

MENDES, Adriana O. Educação em direitos humanos no programa de proteção às crianças e adolescentes ameaçados de morte do Distrito Federal (PPCAAM-DF). Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Direitos Humanos – Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2009.

MOURA, A. da S. A criança na perspectiva do abusador sexual. Dissertação de mestrado não publicado, Instituto de Psicologia. Mestrado em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em ,
2007.

MAHER Hassan Musleh. Ampliando a Compreensão Sobre os Autores do Abuso Sexual. Disponível em: http://www.promenino.org.br, 2008.

SAPIENZA, Graziela e PEDROMÔNICO, Márcia Regina Marcondes. Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente. Editora Forense,1999.

SARAIVA, João B. C. Adolescente e ato infracional. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 1999.

SARLET, Ingo Wolfgang. O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e os Direitos Fundamentais. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

SOUSA, Ana. Uma doença chamada Pedofilia. Disponível em: www.diganaoaerotizacaoinfantil.wrodpress.com

SPIZIRRI, Giancarlo. Pedofilia – Considerações atuais. Diagnósticos e tratamento.V-15, n, 1, janeiro-maio 2010. Pag. 33.

TRINDADE, Jorge; BREIER, Ricardo. Pedofilia: aspectos psicológicos e penais. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2010.

ZAFFARONI, Eugênio Raul; BATISTA, Nilo; ALAGIA, Alejandro; SLOKAR, Alejandro. Direito Penal Brasileiro: Teoria Geral do Direito Penal. 3v. 2.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl, Em busca das penas perdidas: a perda de legitimidade do sistema penal. Tradução de Vânia Romano Pedrosa e Amir Lopez Conceição. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2004.

ZAFFARONI, Eugenio Raul; PIERANGELI, José Henrique, Manual de Direito Penal Brasileiro - Parte Geral - Vol. 1, 2012 Editora: Rt.