Pena Privativa de Liberdade com Tratamento Psiquiátrico e Psicológico para Abusado

Contenido principal del artículo

Mirza Maria Pedrosa Porto de Mendonça

Resumen

A pesquisa realizada teve como objetivo investigar a opinião de profissionais das áreas do direito e da saúde sobre o perfil do abusador sexual de crianças no âmbito familiar e a eficácia do tipo de penalização que ele sofre. Esse tipo de crime tem como sujeito ativo alguém que, provavelmente, não goza de sanidade mental suficiente para controlar a sua inclinação para a ilicitude, podendo ou não ser classificado como doente mental. A investigação abrange a incidência e os efeitos desse acontecimento na vida intrafamiliar. Versa sobre essa temática com o objetivo de estabelecer um novo paradigma jurídico no âmbito das penas na esfera mais particular do direito penal. O trabalho almeja demonstrar a relevância social do tema e a necessidade de um efetivo agasalho normativo para os abusadores sexuais, principalmente os intrafamiliares e realiza uma proposta clara de alteração legislativa no que se refere a esse tipo de crime, postulando a necessidade de adequar a lei à realidade fática. Argumenta que o tratamento psicanalítico dos agressores como forma de pena é mais importante do que a simples privação da liberdade. Defende que a legislação vigente é incipiente e inadequada para esses casos, sendo esta opinião corroborada por um significativo número de especialistas. Não se pretende com isso defender o criminoso que pratica o abuso sexual, mas buscar soluções para a impunidade e o respeito ao princípio da individualização da pena.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
PORTO DE MENDONÇA, Mirza Maria Pedrosa. Pena Privativa de Liberdade com Tratamento Psiquiátrico e Psicológico para Abusado. Conpedi Law Review, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 10, p. 238–256, 2016. DOI: 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i10.3410. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3410. Acesso em: 19 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Mirza Maria Pedrosa Porto de Mendonça, Doutora em Direito pela Universidad Del Museo Social Argentino

Professora da Universidade Católica de Pernambuco. Advogada.

Citas

BEE, Helen. O ciclo vital. Ed. Artes Médicas, Rio de Janeiro, 1997.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Tradução de José Cretella Jr. e Agnes Cretella. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2001.

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

______. A família como palco da violência sexual. _____: Ed. Cadernos CAES, 1997.

______. Incesto e alienação parental/coordenadora Maria Berenice Dias. 3ª ed. São Paulo. Ed. Revista dos Tribunais, 2003.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, Disponível em: www.senado.gov.br.

FURNISS T. Abuso sexual da criança: uma abordagem multidisciplinar. Manejo, terapia e intervenção legal integrados. Porto Alegre: Artes Médicas;1993.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro: direito de família. v.6, São Paulo: Saraiva, 2005.

GRECO, Rogério, Código Penal Comentado. Editora Impetus, 2010.

GUERRA, Viviane Nogueira de Azevedo. Violência de pais contra filhos: a tragédia revisitada. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

GUTIÉRREZ, Pedro A. Delitos sexuales sobre menores. 1ª ed. Buenos Aires. La Rocca. 2007.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LENCARELLI, Ana Maria Brayner. O perfil psicológico do abusador sexual de crianças. Disponível em: http://www.abrapia.org.br/antigo/textos/ artigos/O%20perfil%20
psicologico%20do%20abusador.htm

MANTEGAS, Bruno. Castração para violadores e pedófilos. 2010. Disponível em: http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=588899. Acessado em: outubro de 2010.

MENDES, Adriana O. Educação em direitos humanos no programa de proteção às crianças e adolescentes ameaçados de morte do Distrito Federal (PPCAAM-DF). Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Direitos Humanos – Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2009.

MOURA, A. da S. A criança na perspectiva do abusador sexual. Dissertação de mestrado não publicado, Instituto de Psicologia. Mestrado em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em ,
2007.

MAHER Hassan Musleh. Ampliando a Compreensão Sobre os Autores do Abuso Sexual. Disponível em: http://www.promenino.org.br, 2008.

SAPIENZA, Graziela e PEDROMÔNICO, Márcia Regina Marcondes. Risco, proteção e resiliência no desenvolvimento da criança e do adolescente. Editora Forense,1999.

SARAIVA, João B. C. Adolescente e ato infracional. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 1999.

SARLET, Ingo Wolfgang. O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e os Direitos Fundamentais. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

SOUSA, Ana. Uma doença chamada Pedofilia. Disponível em: www.diganaoaerotizacaoinfantil.wrodpress.com

SPIZIRRI, Giancarlo. Pedofilia – Considerações atuais. Diagnósticos e tratamento.V-15, n, 1, janeiro-maio 2010. Pag. 33.

TRINDADE, Jorge; BREIER, Ricardo. Pedofilia: aspectos psicológicos e penais. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2010.

ZAFFARONI, Eugênio Raul; BATISTA, Nilo; ALAGIA, Alejandro; SLOKAR, Alejandro. Direito Penal Brasileiro: Teoria Geral do Direito Penal. 3v. 2.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl, Em busca das penas perdidas: a perda de legitimidade do sistema penal. Tradução de Vânia Romano Pedrosa e Amir Lopez Conceição. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2004.

ZAFFARONI, Eugenio Raul; PIERANGELI, José Henrique, Manual de Direito Penal Brasileiro - Parte Geral - Vol. 1, 2012 Editora: Rt.