Disciplina Rebelde: La Enseñanza de la Criminologia en Brasil Hoy
Contenido principal del artículo
Resumen
Tenemos la intención de examinar cual és el estado actual de la enseñanza de Criminología en Brasil. Comenzamos con un análisis de los marcos curriculares de diecinueve facultades de derecho nacionales, realizando observaciones acerca del examen de los dos modelos básicos de los programas de estudio . A partir del estudio de las referencias que aquí se presenta , es posible conseguir un mayor apoyo a la formación de calidad a un nivel superior , lo que permite la formación de una mayor capacidad de crítica entre los agentes de campo legales , profundizando la calidad del debate criminológico.
Descargas
Detalles del artículo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ANITUA, Gabriel I. Histórias dos Pensamentos Criminológicos. Rio de Janeiro, Revan, 2008.
BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e crítica do direito penal:
introdução à sociologia do direito penal. Tradução de Juarez Girino dos Santos. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: Difel, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Florianópolis, UFSC, 2011.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal. Tradução Ana Paula Zomer Sica e outros. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Penalidade, Prisão. Tradução Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
HASSEMER, Winfried. Introdução aos fundamentos do Direito Penal. Tradução de Pablo Rodrigo Aflen da Silva. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2005.
HULSMAN, Louk; BERNAT de CELIS, Jacqueline. Penas perdidas: o Sistema Penal em questão. 2ª ed. Niterói: Luam, 1997.
LARRAURI, Elena. La herencia de la criminología crítica. Madrid: Siglo Veintiuno de España Editores, 1992.
MENDES, Soraia da Rosa. Criminologia Feminista: novos paradigmas. São Paulo: Saraiva, 2014.
SCHWARTZMAN, Simon. Os desafios da Educação no Brasil. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Simon_Schwartzman/publication/225088749_Os_desafios_da_educao_no_Brasil/links/0fcfd50c5eb1e36e17000000.pdf . Acesso em 07/12/2015.
SHECAIRA, Sérgio S. Criminologia. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.
TAYLOR, Ian; WALTON, Paul; YOUNG, Jack. La nueva criminología:
contribución a una teoría social de la conducta desviada. Tradução de Adolfo Crosa. Buenos Aires: Amorrortu, 1997.
VENÂNCIO FILHO, Alberto. Das arcadas ao bacharelismo: 150 anos de ensino jurídico no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1977.
WEBER, Max. Economia y Sociedad. México, DF: Fondo de Cultura Econômica, 2002.
ZAFFARONI, Raúl E. Em busca das penas perdidas: a perda de legitimidade do sistema penal. Rio de Janeiro: Revan, 2010