O IMPACTO DA COVID 19 NA SEGURANÇA ALIMENTAR NA REPÚBLICA DOMINICANA E NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Ernesto Valdivia Romero
https://orcid.org/0009-0007-5244-5246
Ilton Garcia da Costa
https://orcid.org/0000-0002-0093-161X

Resumo

A pandemia de Covid 19 causou 6.881.955 mortes em todo o mundo; No Brasil, 705.494 pessoas morreram, 37.789,04 pessoas foram infectadas, e na República Dominicana, 4.384 morreram e 667.048 foram infectadas, e os sistemas de saúde pública foram sobrecarregados pela crise e esta doença aumentou os índices de fome e insegurança alimentar. Qual foi o impacto da pandemia de Covid 19 na Segurança Alimentar no Brasil e na República Dominicana? O objetivo geral: Analisar os principais efeitos da pandemia de Covid 19 na segurança alimentar no Brasil e na República Dominicana para identificar vulnerabilidades e propor ações e estratégias para futuras crises. Objectivos específicos: Analisar estudos, relatórios sobre o impacto da Covid 19, estatísticas de saúde, a resposta dos Estados durante a crise global, o impacto na pobreza, na fome e na Segurança Alimentar. No Brasil, antes da Covid 19 em 2020, havia 51 milhões de pessoas pobres, em 2023 havia mais de 70 milhões de pessoas na pobreza e 5,8 milhões na pobreza extrema e na República Dominicana cerca de 2.460.000 na pobreza. Portanto, por meio da adoção de reformas na Política Pública de Segurança Alimentar, da adoção de estratégias e inovações na produção de alimentos, é possível preparar-se melhor para o impacto de crises futuras e assim alcançar uma segurança alimentar adequada e menos vulnerável no Brasil e em conformidade com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Organização Mundial de Saúde, Queiroz (2020). A pesquisa utiliza abordagem dedutiva e pesquisa bibliográfica.


 Palavras-chave: Covid 19, segurança alimentar, pobreza, fome.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
VALDIVIA ROMERO, Ernesto; GARCIA DA COSTA, Ilton. O IMPACTO DA COVID 19 NA SEGURANÇA ALIMENTAR NA REPÚBLICA DOMINICANA E NO BRASIL. Conpedi Law Review, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 1, 2024. DOI: 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2024.v10i1.10756. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/10756. Acesso em: 19 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ilton Garcia da Costa, UENP

Doutor e Mestre em Direito - PUCSP Pontifícia Universidade de São Paulo, Mestre em Administração pelo Unibero, Matemático, Advogado, Pesquisador e Professor do Doutorado, Mestrado e Graduação da UENP Universidade Estadual do Norte do Paraná, Professor do latu sensu da Universidade Federal do Mato Grosso - Uniselva e Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso, avaliador institucional e de cursos do INEP - MEC Ministério da Educação, Especialista em Formação Profissional - Alemanha, Especialista em Finança - FECAP. Foi do Conselho Fiscal do Conpedi, Secretário Adjunto de Educação e Diretor Executivo do Instituto de Previdência do Município de Ourinhos SP, Membro do Comitê de Área da Fundação Araucária de Apoio à Pesquisa do Estado do Paraná, Membro do Comitê Avaliação da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo, Presidente da Comissão de Estágio e Vice Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB SP, coordenou o curso de Direito das Faculdade Anchieta SBC - Anhaguera, foi do Conselho Fiscal, Diretor e Coordenador do Curso de Direito da Unib - Universidade Ibirapuera, Diretor Superintendente de Planejamento e Controles do Banco Crefisul - BAQ. É membro do Conselho Editorial da Editora da UENP, É líder do GpCertos - Grupo de Pesquisa em Constituição, Educação, Relações de Trabalho e Organização Sociais registrado no CNPq, Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, inclusão social, avaliação, educação e curso. E-mail:<iltoncosta@uenp.edu.br>.