RESPONSABILIDADE CIVIL DOS SÓCIOS NAS SOCIEDADES DO TIPO SIMPLES: PANORAMA GERAL E ASPECTOS CONTROVERSOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O tema da responsabilidade civil dos sócios nas sociedades do tipo simples é particularmente relevante devido à aplicação subsidiária de seu regime jurídico aos demais tipos societários. Com isso em mente, o presente artigo propõe-se a apresentar um panorama sobre as responsabilidades dos sócios das sociedades do tipo simples, comumente denominada simples pura. Mais especificamente, busca-se sistematizar o conjunto de responsabilidades de natureza civil atribuídas aos sócios pelo Código Civil de 2002 (CC/2002), analisando-se ainda alguns aspectos polêmicos sobre o tema. Confere-se ênfase à divergência relativa à possibilidade legal de limitação das responsabilidades dos sócios por obrigações assumidas pelas sociedades do tipo simples, concluindo-se, a partir das investigações realizadas, que a limitação é permitida pelo CC/2002. Utilizou-se como metodologia a análise exploratória, baseada no estudo bibliográfico primário e secundário sobre o tema.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BORBA, José Edwaldo Tavares. Direito Societário. 10ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.
BRASIL, Lei Federal 10.406 (Código Civil), 2002.
BRASIL, Lei Federal 6.404, 1976.
CAMPINHO, Sérgio. O Direito de Empresa à Luz do Novo Código Civil. 8ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.
MELLO, Cleyson de Moraes. Código Civil Comentado e Interpretado. 4ª ed. Campo Grande: Contemplar, 2013.
NERY JR., Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código Civil Comentado. 8ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
REALE, Miguel. Estudos preliminares do Código Civil, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.
REQUIÃO, Rubens. “Dissertação crítica ao Projeto de Código Civil”, in Aspectos Modernos de Direito Comercial, Estudos e Pareceres, 2ª ed., São Paulo: Saraiva, 1988.
SIMIONATO, Frederico A. Monte. Tratado de Direito Societário, v. I. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2009.
SUÍÇA, Code des Obligations, 1911.
TEPEDINO, Gustavo. Código civil interpretado conforme a constituição da república, v. III: direito de empresa, direito das coisas (arts. 966 a 1.510). Rio de Janeiro: Renovar, 2011.
WALD, Arnoldo. Comentários ao Novo Código Civil, v. XIV: livro II, do Direito de Empresa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
TOMAZETTE, Marlon. As Sociedades Simples do Novo Código Civil. Revista dos Tribunais, vol. 800/2002, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.