ASPECTO NÃO SANCIONATÓRIO DO TRIBUTO E A IMPOSSIBILIDADE DE SE BENEFICIAR DA PRÓPRIA TORPEZA UMA ANÁLISE DO ART. 61 DA LEI N. 8.981/1995 À LUZ DO CASO JBS

Main Article Content

Bruno Bastos de Oliveira
Nathan Frasnelli Lorenzeti

Abstract

O artigo aborda a complexa relação entre a vedação ao benefício da própria torpeza e a impossibilidade de tributar atos ilícitos no direito tributário, utilizando como estudo de caso a aplicação do artigo 61 da Lei n. 8.981/1995 em situações de corrupção, exemplificado pelo caso da JBS S.A. O objetivo geral do estudo é analisar essa dicotomia, enquanto os objetivos específicos incluem a verificação da regra matriz de incidência desse artigo, a interpretação do conceito de torpeza e a análise da decisão do CARF frente à argumentação dos contribuintes. A metodologia aplicada é dedutiva e dialética, fundamentada em pesquisa bibliográfica, análise legislativa e interpretações do CARF. A justificativa para o estudo é a necessidade de esclarecer a interpretação e a aplicação das normas conceituais e informativas em cenários de ilicitude, onde o fisco busca tributar valores decorrentes de atos corruptos. A conclusão aponta para a importância de uma interpretação rigorosa e coerente dessas normas, considerando o papel essencial do direito tributário na manutenção da justiça fiscal, mesmo em contextos de ilegalidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
OLIVEIRA, Bruno Bastos de; LORENZETI, Nathan Frasnelli. ASPECTO NÃO SANCIONATÓRIO DO TRIBUTO E A IMPOSSIBILIDADE DE SE BENEFICIAR DA PRÓPRIA TORPEZA: UMA ANÁLISE DO ART. 61 DA LEI N. 8.981/1995 À LUZ DO CASO JBS. Revista de Direito Tributário e Financeiro, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0138/2024.v10i2.11014. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitotributario/article/view/11014. Acesso em: 4 dec. 2025.
Section
Artigos
Author Biographies

Bruno Bastos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professor vinculado ao PPGD da UNIMAR - Universidade de Marília. Bolsista PNPD. Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela UFPB. Mestre em Direito Econômico pela UFPB. Especialista em Direito Tributário pela UNISUL.

Nathan Frasnelli Lorenzeti, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestrando em Direito na Universidade Estadual Paulista - UNESP/Franca.