O PROBLEMA DA APLICATIO DA NORMA CONSTITUCIONAL E A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL: A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS VIA POLÍTICAS PÚBLICAS

Contenido principal del artículo

Claudine Freire Rodembusch
Henrique Alexander Keske

Resumen

O presente artigo trata do fenômeno da judicialização da saúde no Brasil, a partir do significativo acúmulo de demandas judiciais promovidas pela cidadania ativa, como forma de concretização do direito social fundamental à saúde. Valendo-se de pesquisa bibliográfica e recurso a bancos de dados oficiais, apresenta o percurso doutrinário, a base constitucional e legal, bem como trata das decisões judiciais a essa demanda social como inseridas no contexto de uma política pública judiciária necessária a efetivação de tais direitos, como resposta ao pungente drama existencial humano de acesso aos serviços de saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
RODEMBUSCH, Claudine Freire; KESKE, Henrique Alexander. O PROBLEMA DA APLICATIO DA NORMA CONSTITUCIONAL E A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL: A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS VIA POLÍTICAS PÚBLICAS. Revista Brasileira de Filosofia do Direito, Florianopolis, Brasil, v. 6, n. 1, p. 58–77, 2020. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-012X/2020.v6i1.6454. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/filosofiadireito/article/view/6454. Acesso em: 19 ene. 2025.
Sección
Artigos