CULTURA CIGANA: A PRÁTICA DO NOMADISMO E A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À MORADIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo visa analisar o histórico e os aspectos gerais acerca da Cultura dos povos ciganos, sobretudo a prática do nomadismo, as suas causas e consequências. Ademais, tem como proposta apontar as ações estatais de proteção destes povos, com base na discriminação e na segregação que sofrem diante da sociedade civil, bem como as políticas públicas capazes de efetivar o direito fundamental social à moradia, como um pressuposto para a dignidade humana destes grupos, através de prestações positivas, respeitando as suas práticas e opções culturais. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi teórico-bibliográfica e o método dedutivo.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. São Paulo: Malheiros Editores, 2015.
ALMEIDA, Gregório Assagra. Direito Material Coletivo: superação da summa divisio direito público e direito privado por uma nova summa divisio constitucionalizada. Belo Horizonte: Del Rey, 2008.
BHABHA, Faisal. Between Exclusion and Assimiliation: Experimentalizing Multiculturalism. 54 McGill L. J. 45, 90. HeinOnline, 2009.
FERNANDES, Edésio. A nova ordem jurídico-urbanística no Brasil. Disponível em: Acesso em: 15 Jun. 2017.
GARCIA, Luciana de Assiz. Análise sobre práticas tradicionais na cultura cigana, com enfoque na quiromancia e no nomadismo. II Semana de Pos-Graduação em Ciência Política: Resepensando a trajetória do Estado Brasileiro. ISSN: 2358-4165. São Carlos, 2014.
LIMA, Télia Resende de Sousa. Ciganos: breve definição e análise dos movimentos sociais e políticas públicas no Brasil até 2014. Revista Humanidades em diálogo. São Paulo, v. 6, p. 225-237, nov 2014. ISSN 1982-7547. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/humanidades/article/view/106271>. Acesso em: 17 dez. 2017.
MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Curso de Direitos Humanos. 3 ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Método, 2016.
MEDEIROS, Jéssica Cunha de. e BATISTA, Mércia Rejane Rangel. Nomadismo e Diáspora: sugestões para se estudar os ciganos. Revista Anthropológicas. Ano 19. 26(1):201-230, 2015.
MORAIS, Jose Luis Bolzan de. As crises do Estado e da Constituição e a Transformação Espaço-Temporal dos Direitos Humanos. 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2011.
RAMANUSH, Nicolas. Cultura cigana, nossa história por nós – partes I e II. Embaixada Cigana do Brasil “Phralipen Romane”, 2011. Disponível em: Acesso em 16 Dez 2017.
SARLET, Ingo Wolfgang. Os Direitos Fundamentais Sociais na Constituição de 1988. Ano I. Vol. I. Nº. 1. Salvador: Revista Diálogo Jurídico, 2001.
SAULE JÚNIOR, Nelson. O direito à moradia como responsabilidade do Estado Brasiliero. Cadernos de pesquisa nº 7, 1997.
VANELLI, Marta. Nomadismo cigano: migração dos excluídos. Cadernos do CEOM – Ano 23, n. 32 – ETINICIDADES. 2010.