DA NECESSÁRIA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL – UMA PERSPECTIVA DESDE A TEORIA DE ALF ROSS

Conteúdo do artigo principal

Vidal Serrano Nunes Junior
Luiz Sales do Nascimento

Resumo

O presente trabalho analisa a evolução da filosofia do direito, especialmente no que tange à epistemologia do positivismo jurídico, visando o estudo da validade e eficácia do Direito Internacional. Partindo das teorias de Hans Kelsen, Herbert Hart, e Robert Alexy, procura-se demonstrar que é Alf Ross, um dos expoentes da denominada Escola Realista do Direito, quem elabora a teoria mais consentânea com o fenômeno jurídico decorrente das relações entre o Direito Internacional e o Direito Interno de cada Estado. Objetiva-se provar que, no atual estágio do Direito Internacional, sua validade e eficácia dependem da sua constitucionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
NUNES JUNIOR, Vidal Serrano; NASCIMENTO, Luiz Sales do. DA NECESSÁRIA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL – UMA PERSPECTIVA DESDE A TEORIA DE ALF ROSS. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 17, n. 7, p. 408–417, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2017.v17i7.3230. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/3230. Acesso em: 19 jan. 2025.
Seção
OS LIMITES DO DIREITO
Biografia do Autor

Vidal Serrano Nunes Junior, PUC

Procurador de Justiça, Livre-Docente em Direito Constitucional, Diretor Adjunto da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Professor do programa de pós-graduação -stricto sensu- da PUC-SP – e-mail: serranonunesjr@gmail.com

Luiz Sales do Nascimento, UNISANTOS

Promotor de Justiça, Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP, Professor do programa de pós-graduação -stricto sensu- em Direito da Universidade Católica de Santos – UNISANTOS- email:profsalesorientador@bol.com.br

Referências

ALEXY, R. Conceito de validade do direito. SP: WMF Martins Fontes Ltda., 2011.
DEL VECCHIO, G. Filosofía Del Derecho . 6ªedição. Barcelona:Bosh, 1953.
HART,H. O conceito de direito. 6ª edição.Lisboa:Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
KELSEN, H. Teoria Pura do Direito (5ªedição). Coimbra: Armênio Amado Editor, 1979.
MAZZUOLI, V. Tratados Internacionais de direitos humanos e direito interno. São Paulo: Saraiva, 2010.
MAYAER, Max Ernest Filosofía Del Derecho (2ª edição). Madrid: Editorial Labor S.A., 1937.
MONTORO, André Franco Introdução à Ciência do Direito, I volume. (9ª edição) São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, p. 1980.
ROSS, Alf. Direito e Justiça. (2ª edição). São Paulo: Edipro, 2007.
STRAUSS, Leo. Direito Natural e História. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes Ltda, 2014.