REDES INTERFEDERATIVAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE E CONTROLE DO MINISTÉRIO PÚBLICO: O PAPEL DOS ESTADOS NO SUS

Contenido principal del artículo

Antonio Carlos Da Ponte
Reynaldo Mapelli Júnior

Resumen

O presente artigo possui como objeto de pesquisa o Sistema Único de Saúde (SUS). Criado pela Constituição Federal de 1988, que lhe dedicou um capítulo específico, o SUS avançou consideravelmente em políticas destinadas a garantir o direito à saúde a todos que residem no Brasil. Apesar de avanços, muitos problemas ainda persistem e continua a luta pelo SUS, cujos princípios e diretrizes constitucionais dependem da implementação gradual e adequada de serviços que respeitem o regime jurídico constitucional do SUS, sem privilégios e distorções. O objetivo do artigo é verificar a atuação do Ministério Público na fiscalização do papel que o Estado-membro pode e deve exercer na organização do SUS, em busca do atendimento integral da população, de acordo com os parâmetros constitucionais e legais. Assim, apesar da municipalização das ações e serviços de saúde, é essencial que o Estado-membro desempenhe, em respeito à Constituição Federal e à Lei Orgânica da Saúde, as atribuições de indutor da organização regionalizada e promotor de ações sanitárias complementares, contribuindo para a consolidação do SUS, o que deve ser objeto de controle do Ministério Público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
PONTE, Antonio Carlos Da; MAPELLI JÚNIOR, Reynaldo. REDES INTERFEDERATIVAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE E CONTROLE DO MINISTÉRIO PÚBLICO: O PAPEL DOS ESTADOS NO SUS. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 18, n. 7, p. 315–330, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2017.v18i7.3316. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/3316. Acesso em: 20 dic. 2024.
Sección
PARTE GERAL
Biografía del autor/a

Antonio Carlos Da Ponte, PUC-SP e Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (CEAF-ESMP). Mestre, Doutor e Livre Docente pela PUC-SP. Professor dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da PUC-SP e da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Reynaldo Mapelli Júnior, Escola Superior do Ministério Público (CEAF-ESMP)

Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Assessor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (CEAF-ESMP). Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Citas

BARATA, Luiz Roberto Barradas, TANAKA, Oswaldo Yoshimi e MENDES, José Dínio Vaz. O Papel do Gestor Estadual no Sistema Único de Saúde (SUS), publicação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), 2003.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE / SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA (SGEP) e DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INTERFEDERATIVA (DAI). Guia para a elaboração do CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA: Construindo o COAP passo a passo, Série Articulação Interfederativa, vol. 2, Odorico Monteiro de Andrade (coordenador), Brasília/DF: Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE. Coleção Para Entender a Gestão do SUS, 13 volumes, Brasília/DF: CONASS, 2011. Pode ser acessado em www.conass.org.br.

CARVALHO, Eurípides Balsanufo (organização). O Financiamento da Saúde no Brasil: um debate sobre a vinculação constitucional de recursos para a saúde, dívida pública e projeto de reforma tributária, São Paulo: Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP), 2010.

CARVALHO, Guido Ivan de e SANTOS, Lenir. Sistema Único de Saúde: comentários à Lei Orgânica da Saúde, 4ª edição revista e atualizada, Campinas: Editora da UNICAMP, 2006.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo, 25ª ed. rev., ampl. e atual. até a Lei nº 12.587, de 3.1.2012, São Paulo: Atlas, 2012.

DALLARI, Sueli Gandolfi (organizador). O Conceito Constitucional de Relevância Pública, Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 1992.

DALLARI, Sueli Gandolfi e NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Direito Sanitário, São Paulo: Editora Verbatim, 2010.

FERRAZ, Octavio Luiz Motta. Harming the Poor Through Social Rights Litigation: Lessons from Brazil, in Texas Law Review, University of Texas: EUA, vol. 89:1643-1668, 2011.

MAPELLI JÚNIOR, Reynaldo, COIMBRA, Mário e MATOS, Yolanda Alves Pinto Serrano de. Direito Sanitário, São Paulo: Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2012.

_________________. Ministério Público: atuação na área da saúde pública, in “MINISTÉRIO PÚBLICO – Vinte e cinco anos do novo perfil constitucional”, Walter Paulo Sabella, Antônio Araldo Ferraz Dal Pozzo e José Emmanuel Burle Filho (coordenadores), São Paulo: Malheiros Editores, 2013, pp. 457-484.

________________. Judicialização da saúde: regime jurídico do SUS e intervenção na administração pública, Rio de Janeiro: Atheneu, 2017.

MARQUES, Silvia Badim e DALLARI, Sueli Gandolfi. Garantia do direito social à assistência farmacêutica no Estado de São Paulo, in Rev. Saúde Pública, 41 (1):101-107, 2007.

MEDAUAR, Odete. O direito administrativo em evolução, 2ª ed., São Paulo: Ed. RT, 2003.

MENDES, Eugênio Villaça. As redes de atenção à saúde, Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde, 2011.

SANTOS, Lenir. Sistema Único de Saúde: os desafios da gestão interfederativa, Campinas/SP: Saberes Editora, 2013.
_____________. (organizadora). Direito da Saúde no Brasil, Campinas/SP: Saberes Editora, 2010.
SANTOS, Lenir e ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro de. SUS: o espaço da gestão inovadora e dos consensos interfederativos: aspectos jurídicos, administrativos e financeiros, 2ª ed., Campinas/SP: Saberes Editora, 2009.
____________________________. O Estado na articulação do Sistema de Saúde: um elo perdido?, artigo acessível na internet, inclusive no sítio www.idisa.org.br. [acesso em 1.3.2014].
SILVA, Silvio Fernandes da Silva (organizador). Redes de atenção à saúde no SUS: o pacto pela saúde e redes regionalizadas de ações e serviços de saúde, Gilson Carvalho... [et. al.], 2ª ed, Campinas/SP: Saberes Editora, 2011.

SILVA, Virgílio Afonso da e TERRAZAS, Fernanda Vargas. Claiming the Right to Health in Brazilian Courts: The Exclusion of the Already Excluded?, in Law & Social Inquiry – Journal of The American Bar Foundation, 36 (4):825-853, 2011.

WEICHERT, Marlon Alberto. Saúde e Federação na Constituição Brasileira, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.

Artículos más leídos del mismo autor/a