CRIMINALIZAÇAO E CONTROLE EM TEMPOS DE BARBÁRIE: VISIBILIZANDO A SELETIVIDADE DOS APENADOS NO PRESÍDIO REGIONAL DE BLUMENAU (SC/BR).

Lenice Kelner, Ivone Fernades Morcilo Lixa

Resumo


Como resultado da intervenção da Universidade Regional de Blumenau por mais de quinze (15) anos de um grupo de pesquisadores, professores e acadêmicos do Curso de Direito no Presídio local, surgiu a necessidade de visibilizar o sujeito encarcerado com a finalidade de verificar se a seletividade do controle punitivo brasileiro se reproduz na cidade de Blumenau. Utilizando o método etnográfico foram realizados levantamentos durante os anos de 2014 e 2015 que possibilitaram concluir que a lógica do controle penal local, seguindo o paradigma dominante, é um eficiente instrumento de exclusão absoluta e de extinção de cidadania.


Palavras-chave


Política Criminal; Controle; Seletividade; Criminologia Crítica.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer – o poder soberano e a vida nua I. Tradução de Henrique Burigo, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Pelas mãos da criminologia o controle penal para além da (des)ilusão. Coleção Pensamento Criminológico. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia. 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

CARVALHO, Salo de. O encarceramento seletivo da juventude negra brasileira: A decisiva contribuição do Poder Judiciário. In: Rev. Fac. Direito UFMG, Belo Horizonte, n. 67, pp. 623 - 652, jul./dez. 2015.

HIRSCH, Tomás. O fim da pré-história – um caminho para a liberdade. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

SAMAGAIA. Jacqueline. Globalização e Cidade: Reconfigurações dos Espaços de Pobreza em Blumenau/SC. Tese Doutoral. UFSC. 2010.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. 3ª ed., Rio de Janeiro: Record, 2000.

ZAFFARONI, Raul E. A palavra dos mortos – Conferências de Criminologia Cautelar. Coordenação e Revisão da tradução Sérgio Lamarão. São Paulo: Saraiva. Coleção Saberes Críticos. 2014.

ZAFFARONI, Raul E.ZAFFARONI, Raul E, et all. Direito Penal Brasileiro – I . Rio de Janeiro: Revan, 3ª ed., 2011.

ZIZEK, Slavoj. Violência – seis reflexões laterais. Tradução de Miguel Serras Pereira. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0065/2017.v3i2.3786

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.