A UNIVERSIDADE COMO SÓCIA: ASPECTOS DO NOVO ARTIGO 5º DA LEI DE INOVAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Lei de Inovação (Lei nº 10.973/04) foi modificada pela Lei nº 13.243/16, em decorrência da Emenda Constitucional nº 85/2015. Entre as modificações estão aquelas do artigo 5º que permite que as Universidades públicas sejam sócias de empresas de base tecnológica. Tendo como marco teórico a economia da inovação, a pesquisa procurou identificar os limites e inconsistência desse tratamento legal. O resultado foi que o novo artigo 5º foi positivo no sentido de explicar a participação societária, porém, ao mesmo tempo, suas imprecisões deixam margem a várias interpretações e exigem cautela por parte da Administração Pública.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ARRIGHI, Giovanni. A ilusão do desenvolvimento. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
BARBOSA, Denis. Direito da Inovação: comentários à Lei Federal da Inovação, Legislação estadual e local, Poder de Compra do estado (modificações à Lei de Licitações). 2.ed.rev.aum. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
CHANG, Ha-Joon. Chutando a escada: a estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. São Paulo: UNESP, 2004.
COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial (Vol.2: Direito de Empresa. Sociedades) 20.ed.rev.amp.atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016.
ETZKOWITZ, Henry. Hélice Tríplice. Universidade-Indústria-Governo: Inovação em Movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
FONSECA, Renato. Inovação tecnológica e o papel do governo. Parcerias estratégicas. v. 6. n. 13, p. 64-79, 2001.
FREEMAN, C.; SOETE, L. A economia da inovação industrial. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.
MASON, Paul. From Concorde to the iPhone: state intervention drives technological innovation. 2014. Disponível em: <https://www.theguardian.com/commentisfree/2014/jul/27/concorde-iphone-history-state-intervention-technological-innovation>. Acesso em: 16 ago. 2017.
NOVELINO, Marcelo. Curso de Direito Constitucional. 12.ed.rev.ampl. e atual. Salvador: Editora JusPodivm, 2017.
SCHUMPETER. Joseph Alois. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 40.ed.rev.e atual. São Paulo: Malheiros, 2017.
SMITH, Adam. A riqueza das nações: uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. 2.ed.v.1. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
TOLEDO, Margherita. A sociedade de propósito específico no âmbito do direito empresarial brasileiro. Dissertação em Direito. Nova Lima: Faculdade de Direito Milton Campos / FDMC, 2009.
VERÇOSA, Haroldo Malheiros Duclerc. Direito Comercial (Vol.2: sociedades) 3.ed.rev.atual.amp. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.