A JUSTIÇA QUE VEMOS, A JUSTIÇA QUE NOS OLHA: IMAGEM E CULTURA VISUAL EM DIDI-HUBERMAN E MITCHELL
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura. Disponível em: https://rdl.org.br/seer/index.php/anamps Acesso em: 27 mar. 2021.
AUGÉ, Marc; DIDI-HUBERMAN, Georges; ECO, Umberto. L’ experiénce des images. Bry-sur-Marne, França: INA Editions, 2011.
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, SP: Papirus Editora, 2012.
BASQUIAT, Jean-Michel. God, Law (1981). Disponível em: http://www.jean-michel-basquiat.org/god-law/ Acesso em: 23 mar. 2021.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.); FERNANDES, Florestan (Coord.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983.
CONPEDI. Revista Direito, Arte e Literatura. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadireitoarteliteratura Acesso em: 27 mar. 2021.
DIAS, Renato Duro. Relações de poder e controle no currículo do curso de direito da FURG. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, UFPEL, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/3348/1/DIAS%2C%20Renato%20Duro.pdf Acesso em 29 mar. 2021.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. São Paulo: Editora 34, 2020.
Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Arte e Direito. Disponível: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/634166 Acesso em: 27 mar. 2021.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. León Ferrari (1920-2013). Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa19872/leon-ferrari Acesso em: 30 mar. 2021.
FERRARI, León. Justicia (1991). Disponível em: https://laart.art.br/blog/leon-ferrari/ Acesso em: 23 mar. 2021.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
GANDOLFI, Gaetano. Allegory of Justice (1750-1775). Museu do Louvre. Disponível em: https://collections.louvre.fr/ark:/53355/cl010063908 Acesso em: 23 mar. 2021.
JAY, Martin. Relativismo Cultural e a Virada Visual. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 10, n.11, p. 14 - 28, 2003. Disponível: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/2232 Acesso 24 mar. 2021.
JOYCE, James. Ulysses (1914-1921). Disponível em; http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/pp000012.pdf Acesso em: 30 mar 2021.
KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p.151-168, dez. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/7964 Acesso 25 mar. 2021.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Revista Gávea, n.1, revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, da PUC-Rio, em 1984, p. 87-93. Disponível em: https://monoskop.org/images/b/bc/Krauss_Rosalind_1979_2008_A_escultura_no_campo_ampliado.pdf Acesso 25 mar. 2021.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, nº 45, pp. 11-36, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/JL4F7CRWKwXXgMWvNKDfCDc/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 24 mar. 2021.
MITCHELL, W. J. T.. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
MITCHELL, W. J. T. ¿Qué quieren las imagénes? Uma crítica de la cultura visual. Vitoria-Gasteiz, Espanha: Sans Soleil Ediciones, 2017.
NIETZSCHE, Friedrich. A Vontade de Poder. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
RANCIÈRE, Jacques. As imagens querem realmente viver? In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
RAPOSO, Paulo. “Artivismo”: articulando dissidências, criando insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia, Salvador, Vol. 4, n° 2/2015, pag. 3-12. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/909 Acesso 24 mar. 2021.
RORTY, Richard. The linguistic turn: essays in philosophical method. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu Paulista. vol.27 São Paulo 2019 Epub 29 abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/gXrx9PJsXNWwpQthp5HNckn/?lang=pt# Acesso em: 25 mar. 2021.
SANTOS, Herson Alex; DIAS, Renato Duro. Possíveis intersecções entre criminologia cultural e artes visuais. Revista de Direito, Arte e Literatura e-ISSN: 2525-9911| Brasília | v. 3 | n. 1 | p. 39 –57 | Jan/Jun.2017. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadireitoarteliteratura/article/view/2189 Acesso em: 24 mar. 2021.
SANZIO, Rafael. Justice (1508-1511). Museu do Vaticano. Stanza delaa Segnatu Zra (Gratiae et Justitiae). Disponível em: https://m.museivaticani.va/content/museivaticani-mobile/en/collezioni/musei/stanze-di-raffaello/stanza-della-segnatura/stanza-della-segnatura.html# Acesso em: 23 mar. 2021.
Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Laboratório Imagens da Justiça. Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/520058 Acesso em: 27 mar. 2021.
Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Laboratório Imagens da Justiça. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/laboratorioimagensjustica/ Acesso em: 27 mar. 2021.
Universidade Federal do Paraná (UFPR). Clinica Direito e Arte. Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/292404 Acesso em: 27 mar. 2021.
WACQUANT, Loïc. Crime e castigo nos Estados Unidos: de Nixon a Clinton. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, 13, p. 39-50, nov. 1999.
WELLER, Wivian; SANTOS, Gislene, SILVEIRA, Rogério Leandro Lima; ALVES, Adilson Francelino; KALSING, Vera Simone Schaefer. Karl Mannheim e o método documentário de interpretação: uma forma de análise das visões de mundo. Sociedade e Estado, Brasília, v. 17, n. 2, p. 375-396, jul./dez. 2002. Disponível: https://www.scielo.br/j/se/a/qnmsHCfCxdRTmcyJkGyR5YC/abstract/?lang=pt Acesso em: 30 mar. 2021.