Interdiction de Genre: La Loi Qui Fait Taire le Corp
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
AUGÉ, Marc; DIDI-HUBERMAN, Georges; ECO, Umberto, L’expérience des images. Paris, France: INA, 2011.
AUMONT, Jacques. A imagem. 9. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004.
BARTHES, Roland. A Câmara clara. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2012.
BOURDIEU, Pierre. Las estratégias de la reproducción social. Buenos Aires, Siglo Veintiuno Editores, 2011.
__________. La domination masculine. Paris: Éditions du Seuil, 1998.
BUTLER, Judith. El Género em disputa. El feminismo y La subversión de La identidad. Barcelona. España. Paidós, 2013.
_____________. Deshacer el Género. Barcelona. España. Paidós, 2012a.
_____________. Cuerpos que importan. Sobre los limites materiales y discursivos del “sexo”. Bs As. Argentina. Paidós, 2012b.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
DIAS, Renato Duro . Acesso à justiça e educação jurídica: uma percepção imagética do direito. In: CONPEDI/UFSC. (Org.). Direito, Educação, Ensino e Metodologias Jurídicos. 1ed. Florianópolis: CONPEDI 2014, 2014, v. 01, p. 29-43.
_____. Séries de animação: diálogos entre direito, arte e cultura popular. In: CONPEDI/UFS. (Org.). Direito, Arte e Literatura. Florianópolis: CONPEDI, 2015 (no prelo).
DIAS, Renato Duro. As uniões homoafetivas: um estudo sobre as formas de (re)pensar os direitos dos homossexuais. In: Gênero, Educação, Sexualidade e Conhecimento. 1ed. Pelotas: Editora da UFPel, 2011.
FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “póssocialista”. Cadernos de Campo, São Paulo, 2006.
______________. A Justiça Social na globalização: redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Estudos Sociais, outubro, 2002.
______________. Reenquadrando a justiça em um mundo globalizado. Lua Nova, n.77, São Paulo, 2009.
FREIRE, Cristina. Arte Conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. V. 1, 2 e 3. Rio de Janeiro: Graal, 1997-98.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
___________. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2005.
___________. A ordem do discurso. 24 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
HARAWAY, Donna. Manifiesto para Cyborgs. Ciencia, Tecnología Y Feminismo Socialista a finales del siglo XX. Mar Del Plata, Argentina. Puenteaéreo Editores, 2014.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 2003.
______. A imagem e os signos. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2005.
KRAUS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. In: Revista Gávea, n.1, revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, da PUC-Rio, em 1984, p. 87-93.
LAMAS, Marta. Cuerpo: diferencia sexual y gênero. Ciudad de México, México: Taurus, 2002.
______ (Comp.). El género: la construcción cultural de la diferencia sexual. Ciudad de México, México: PUEG UNAM, 2013.
LAURENTIS, Teresa de. Technologies of Gender. Essays on Theory, Film and Fiction, London, Macmillan Press, 1989.
LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte da Renascença. In: Significado nas Artes Visuais. Tradução: Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2ª ed., 1986, p. 47-65.
PLAZA, Júlio. Arte/ciêcia: uma consciência. ARS (São Paulo), vol.1, no.1, São Paulo, 2003.
PORTUGAL, Daniel B.; ROCHA, Rose de Melo. Como Caçar (e ser caçado por) imagens: entrevista com W. J. T. Mitchell. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.12, n.1, jan./abr. 2009.
PRECIADO, Beatriz. Manifiesto contrasexual. Barcelona: Editorial Anagrama, 2011.
SCOTT, Joan Wallach. Género e historia. México: FCE, 2008.
SERÉN, Maria do Carmo. Metáforas do sentir fotográfico. Porto, Portugal: CPF, 2002.
WANNER, Maria Celeste de Almeida. Paisagens sígnicas: uma reflexão sobre as artes visuais contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2010.
WELLER, Wivian; BASSALO, Lucelia de M. B.. Imagens: documentos de visões de mundo. Sociologias, vol.13, n. 28. Porto Alegre, Sept./Dec. 2011.