A Ética Empresarial E O Assédio Moral: O Fenômeno Do Assédio Moral E A Busca De Uma Atuação Preventiva Da Atividade Empresarial Para Resgate Da Ética Profissional
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As medidas preventivas por parte da empresa apresentam-se como uma das soluções para se procurar evitar a prática de atos de assédio moral no meio ambiente empresarial, respeitando a saúde e a dignidade da pessoa humana. O trabalho inicia-se com um estudo sobre a ética prática profissional, embasando-se na sequência a pesquisa na doutrina de assédio moral laboral, propondo ao final a adoção de medidas preventivas e o resgate de uma ética empresarial a fim de evitar os abusos cometidos pelo assédio moral no ambiente laboral, para que se possa assim resgatar os valores éticos e a cidadania do trabalhador.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BARRETO, Margarida Maria Silveira, Violência, saúde, trabalho: uma jornada de humilhações, São Paulo: Educ, 2000.
BRASIL. Constituição (1988). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 26.06.2016.
BRASIL. Decreto-Lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, 1 maio 1943. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452compilado.htm>. Acesso em: 26.06.2016.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 13. ed., São Paulo: LTr, 2014.
LEYMANN, Heinz. The contempt and development of mobbing at work, European Journal of Work and Organisational Psychology, Peter Herriot, v. 5, n. 2, 1996, p. 165-181.
LIMA, Thomires Elizabeth Pauliv Badaró de; LIMA, Sandra Mara Maciel de. Assédio Moral e a Dignidade da Pessoa Humana: Os Limites do Poder do Empregador. In: Direito do trabalho e meio ambiente do trabalho I [Recurso eletrônico on-line] organização CONPEDI/UnB/UCB/IDP/UDF. Coordenadores: Everaldo Gaspar Lopes De Andrade, Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva, Mirta Gladys Lerena Manzo De Misailidis, Florianópolis: CONPEDI, 2016, p. 143-159. Disponível em: < http://www.conpedi.org.br/publicacoes/y0ii48h0/27tk8s9x>. Acesso em: 22.09.2016.
HIRIGOYEN, Marie-France. Assédio moral: a violência perversa no cotidiano. Tradução: Maria Helena Kühner, 15. ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
HIRIGOYEN, Marie-France. Mal-estar no trabalho: redefinindo o assédio moral. Tradução: Rejane Janowitzer, 2. ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MARTINS, Sergio Pinto. Assédio moral no emprego. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2015.
MORAES FILHO, Evaristo de. O direito ao trabalho. In Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, 11-16 ago. 1974, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Asgráfica, 1974, p. 674.
NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 9. ed. rev., atual. E ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.
O que é assédio moral? Disponível em http:www.assediomoral.org/spig.phd?article1. Acesso em 14.02.2015.
POHLMANN, Juan Carlos Zurita. Assédio moral organizacional: identificação e tutela preventiva. LTr, 2014.
SÁ, Antônio Lopes de, Ética profissional. 9. ed. – 2. reimp. São Paulo: Atlas, 2010.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. Tradução de João Dell’ Anna. 22. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002
SANDEL, Michel J. Justiça - O que é fazer a coisa certa. Tradução de Heloisa Matias e Maria Alice Máximo. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.