DA IGUALDADE À DESIGUALDADE: UMA QUESTÃO DE ESCOLHA À LUZ DA TEORIA DE JOHN RAWLS

Main Article Content

Shirley da Costa Pinheiro
Jean Carlos Dias

Abstract

Busca-se analisar a teoria de justiça desenvolvida por John Rawls, com uma compreensão do papel da liberdade e da igualdade em suas ideias. A pesquisa consiste em investigar se a teoria de John Rawls garante a liberdade de escolha dos indivíduos, com o objetivo de responder se pode ser considerada uma solução à questão da desigualdade na distribuição dos bens sociais. A metodologia utilizada será por intermédio de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
PINHEIRO, Shirley da Costa; DIAS, Jean Carlos. DA IGUALDADE À DESIGUALDADE: UMA QUESTÃO DE ESCOLHA À LUZ DA TEORIA DE JOHN RAWLS. Revista de Teorias da Justiça, da Decisão e da Argumentação Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 5, n. 1, p. 17–38, 2019. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9644/2019.v5i1.5651. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasjustica/article/view/5651. Acesso em: 23 nov. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Shirley da Costa Pinheiro, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ - CESUPA

Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, pela Universidade Estácio de Sá. Mestranda em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, pelo CESUPA. Juíza do Trabalho Substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. E-mail: shirleycp14@icloud.com

Jean Carlos Dias, Centro Universitário do Pará

Doutor em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela UFPA (2006). Mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela UFPA (2002). Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela UNESA/RJ (2000). Graduado em Direito pela UFPA (1993). Advogado sócio-sênior do escritório Bastos & Dias. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação do CESUPA. Membro do Instituto dos Advogados do Pará, da Associação Norte-Nordeste de Professores de Processo, do Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática e da Fundação Brasileira de Direito Econômico. E-mail: jean@bastosedias.com

References

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. São Paulo: Edipetro, Série Clássicos Edipro, 2014.

DIAS, Jean Carlos. Teorias contemporâneas do direito e da justiça. Salvador: Editora JusPodivm, 2018.

NIETZSCHE, Friederich. Além do Bem e do Mal. Tradução: Márcio Pugliesi. Curitiba: Hemus, 2000.

MENDES, Lucas. Liberdade e bens primários: uma investigação da teoria de John Rawls a partir do liberalismo clássico. orientador Ricardo Bins di Napoli. 122 f. <http://w3.ufsm.br/ppgf/wp-content/uploads/2011/10/Dissertação-Lucas-Mendes.pdf>. Acesso em 12.dez.2018. Dissertação de Mestrado em Filosofia – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2009.

MIGUEL, Luis Felipe. Democracia e Representação: territórios em disputa. 1ª ed. São Paulo: Unesp, 2014.

ORTEGA Y GASSET, José. A rebelião das massas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

RAWLS, John. Social Unity and Primary Goods. In Utilitarianism and Beyond. SEN, Amartya; WILLIAMS, Bernard. Cambridge Univesity Press, p. 159-185, 1982.

______, John. Liberalismo Político. São Paulo: Ática, 2000.

______, John. Uma teria da justiça. Tradução: Jussara Simões. 4ª ed. Ver. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Tradução: Pietro Nassetti. São Paulo: Editora Martin Claret, 2002.

SANDEL, Michael J. Justiça – O que é fazer a coisa certa. Tradução de Heloisa Matias e Maria Alice Máximo. 24ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

SEN, Amartya Kumar. Desigualdade reexaminada. Tradução e interpretação de Doninelli Mendes. 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.