DA IGUALDADE À DESIGUALDADE: UMA QUESTÃO DE ESCOLHA À LUZ DA TEORIA DE JOHN RAWLS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Busca-se analisar a teoria de justiça desenvolvida por John Rawls, com uma compreensão do papel da liberdade e da igualdade em suas ideias. A pesquisa consiste em investigar se a teoria de John Rawls garante a liberdade de escolha dos indivíduos, com o objetivo de responder se pode ser considerada uma solução à questão da desigualdade na distribuição dos bens sociais. A metodologia utilizada será por intermédio de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. São Paulo: Edipetro, Série Clássicos Edipro, 2014.
DIAS, Jean Carlos. Teorias contemporâneas do direito e da justiça. Salvador: Editora JusPodivm, 2018.
NIETZSCHE, Friederich. Além do Bem e do Mal. Tradução: Márcio Pugliesi. Curitiba: Hemus, 2000.
MENDES, Lucas. Liberdade e bens primários: uma investigação da teoria de John Rawls a partir do liberalismo clássico. orientador Ricardo Bins di Napoli. 122 f. <http://w3.ufsm.br/ppgf/wp-content/uploads/2011/10/Dissertação-Lucas-Mendes.pdf>. Acesso em 12.dez.2018. Dissertação de Mestrado em Filosofia – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2009.
MIGUEL, Luis Felipe. Democracia e Representação: territórios em disputa. 1ª ed. São Paulo: Unesp, 2014.
ORTEGA Y GASSET, José. A rebelião das massas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
RAWLS, John. Social Unity and Primary Goods. In Utilitarianism and Beyond. SEN, Amartya; WILLIAMS, Bernard. Cambridge Univesity Press, p. 159-185, 1982.
______, John. Liberalismo Político. São Paulo: Ática, 2000.
______, John. Uma teria da justiça. Tradução: Jussara Simões. 4ª ed. Ver. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Tradução: Pietro Nassetti. São Paulo: Editora Martin Claret, 2002.
SANDEL, Michael J. Justiça – O que é fazer a coisa certa. Tradução de Heloisa Matias e Maria Alice Máximo. 24ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
SEN, Amartya Kumar. Desigualdade reexaminada. Tradução e interpretação de Doninelli Mendes. 4ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.