APLICAÇÃO DA GAMIFICATION AO ENSINO JURÍDICO - APLICATION OF GAMIFICATION TO LEGAL EDUCATION
Main Article Content
Abstract
Resumo:
Este estudo apresenta a Gamification acadêmica, alternativa ao método tradicional, demonstrando que inserindo games no ensino pode-se motivar e engajar alunos. Lecionar requer um professor moderno, dinâmico e principalmente tecnológico porque o ensino necessita evoluir para atender aos anseios dessa novíssima geração. Embasado em livros, artigos e vídeos apresenta-se a conceituação do tema, a aplicação desta metodologia e seus benefícios. Por ser recente, não há ainda um vasto material a respeito, assim, o foco é na literatura disponível, utilizando-se o procedimento bibliográfico, pelo método dedutivo, numa abordagem qualitativa cujo marco teórico são as obras de Flora Alves e Jane McGonigal.
Palavras-chave: Metodologia de Ensino; Ensino Jurídico; Gamification; Aplicação; Engajamento
Abstract:
This study presents the academic Gamification, alternative to the traditional method, demonstrating that by inserting games in teaching might motivate and engage students. Teaching requires a modern, dynamic and technological teacher because teaching must evolve to attend the yearnings of this new generation. Based on books, articles and videos, presents the conceptualization of the theme, application of this methodology and yours benefits. Being recent, there isn’t a vast of material yet about, thus, the focus is on the available literature, using the bibliographic procedure, by the deductive method, whose theoretical framework is the works of Flora Alves and Jane McGonigal.
Key words: Teaching Methodology; Legal Education; Gamification; Application; Engagement
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
REFERÊNCIAS
Alves, Flora. Gamification - Como Criar Experiências De Aprendizagem Engajadoras, São Paulo: DVS, 2014.
Araújo, Inês, Gamification: metodologia para envolver e motivar alunos no processo de aprendizagem, Universidad de Salamanca España, disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=535554761005>. Acesso em: 13 mar. 2019.
Blanco, Gisela. Gamification: como a lógica dos jogos pode te ajudar a resolver problemas, disponível em: <https://www.napratica.org.br/gamification-resolver-problemas/>. Acesso em: 20 mar. 2019.
Menezes, Cláudia Cardinale Nunes. Gamificação: surgimento e consolidação, Universidade Federal de Sergipe, 2018, disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/viewFile/6700/6204>. Acesso em: 18 mar. 2019.
Gabrich, Frederico de Andrade e Benedito, Luiza Machado Farhat. Lego Serious play no Direito, disponível em: <https://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/1310>. Acesso em: 09 mar. 2019.
Gabrich, Frederico de Andrade e Mendonça, Rômulo Augusto Lasmar. Análise Estratégica do Ensino Jurídico no século XXI, disponível em: <http://publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/Anais/sao_paulo/2046.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2019.
Kenski, Leandro - O que é Gamification, disponível em: <https://exame.abril.com.br/pme/o-que-e-gamification/> publicado em 20 de outubro de 2011. Acesso em: 03 mar. 2019.
McGonigal, Jane – vídeo TED talks disponível em: <https://www.ted.com/talks/jane_mcgonigal_gaming_can_make_a_better_world?language=pt-br>. Acesso em: 20 fev. 2019
Vianna, Ysmar... et al - Gamificação: Como reinventar empresas a partir de jogos, Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.
Tameirão, Nathália. Gamificação: o conceito, as vantagens e aplicação no contexto educacional, disponível em: <https://sambatech.com/blog/insights/gamification/>. Acesso em: 03 mar. 2019.
Werbach, Kevin, aula pela Coursera, disponível em: <https://pt.coursera.org/learn/gamification> Acesso em: 09 mar. 2019.