O Fenômeno da Repetição na Pesquisa Jurídica: Uma Análise Crítica da Ausência de Inovação nos Trabalhos Acadêmicos de Direito
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
CAPES. ORIENTAÇÕES PARA APCN – 2016. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/documentos/Criterios_apcn_2016/Criterios_APCN_Direito.p df. Acesso em: 08 de abril de 2016.
CAPES. Parecer nº 977/65, C.E,Su, aprovado em 03/12/1965, p. 04. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Parecer_CESU_977_1965.doc. Acesso em 27 mar. 2016.
BITTAR, Eduardo C. B..Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática da monografia para os cursos de direito. 11 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
FRATTARI, Rafhael. O conceito de ciência em Hans Kelsen. Belo Horizonte. Acervo pessoal, 2002.
FRATTARI, Rafhael. O projeto de pesquisa e a iniciação científica em Direito. Belo Horizonte: Meritum, 2014, v. 9, n. 1.
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)Pensando a Pesquisa Jurídica. 3 ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2010.
KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999 (Orig. Reine Rechtslehre; trad. João Baptista Machado).
KESSELRING, Ana Beatriz; SALES, Rodrigo; OLIVEIRA FILHO, Vicente. Pesquisa jurídica: uma ferramenta essencial aos operadores do Direito. Consultório Jurídico: 27/09/2015. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2015-set-27/pesquisa-juridica-ferramenta-essencial-aos-operadores-direito. Acesso em: 28 de mar. 2016.
MARCHI, Eduardo C. Silveira. Guia de Metodologia Jurídica – 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
MEZZOROBA, Orides, MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito, 4. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
NOBRE, Marcos. Apontamentos sobre a Pesquisa em Direito no Brasil. Cadernos Direito GV, p. 06.
OLIVEIRA, Luciano; ADEODATO, João Maurício. O estado da arte da pesquisa jurídica e sócio-jurídica no Brasil. Disponível em: http://daleth.cjf.jus.br/revista/seriepesq04.htm. Acesso em 25 mar. 2016.
OLIVEIRA, Paulo Eduardo de (org.). Ensaios sobre o pensamento de Karl Popper. Curitiba: Circulo de Estudos Bandeirantes, 2012.
SADEK, Maria Tereza. Estudos sobre o sistema de justiça. In MICELI, Sérgio (Org.). O que ler na ciência social brasileira (volume IV). São Paulo: Sumaré e ANPOCS, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SOUZA, Renato Santos de. A doença da “normalidade” na universidade. In NASCIMENTO, L.F.M. (Org.) Lia, mas não escrevia (livro eletrônico): contos, crônicas e poesias. Porto Alegre: LFM do Nascimento, 2014.
VERONESE, Alexandre; FRAGALE FILHO, Roberto. Ensinar direito o Direito. São Paulo: Saraiva, 2015.