Princípio da Motivação das Decisões Judiciais e Processo Democrático: As Novidades do Novo Código de Processo Civil Brasileiro (Lei 13.105/2015)
Main Article Content
Abstract
Downloads
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) emhttp://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
BRASIL. Código de Processo Civil de 1939. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del1608.htm, [Acesso em 10 de março de 2015].
BUENO, Cassio Scarpinella. Novo Código de Processo Civil anotado. 1. ed. 2ª tiragem. São Paulo: Saraiva, 2015.
CAMPANHOLE, Adriano. Constituições do Brasil. 12. ed. Editora Atlas: São Paulo. 1998.
CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 4ª edição. Editora Almedina:Coimbra. 2000.
CARNEIRO, Athos Gusmão. Sentença mal fundamentada e sentença não fundamentada. Revista de Processo 81, São Paulo: RT, 1996.
CUNHA, Leonardo Carneiro da. Seção II. Dos elementos e dos efeitos da sentença WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; DIDIER JR., Fredie; DANTAS, Bruno; TALAMINI, Eduardo (coord.) Breves comentários ao novo Código de Processo Civil. São Paulo: RT, 2015. pp.1227-1237.
LIEBMAN, Enrico Tulio. Do arbítrio a razão - reflexões sobre motivação da sentença. Revista de Processo n. 29, São Paulo: RT, 1980.
______. Eficácia e autoridade da sentença e outros escritos sobre coisa julgada. Editora Forense: Rio de Janeiro. 1945.
NOJIRI, Sergio. O dever de fundamentar as decisões judiciais. 2a. ed. São Paulo: RT, 2000.
PORTUGAL. Ordenações Filipinas. http://www1.ci.uc.pt/ihti/proj/filipinas/l3p669.htm, [Acesso em 10 de março de 2015].
RAMIRES, Maurício. Crítica à aplicação dos precedentes no direito brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.
TARUFFO, MICHELE; La Motivación de la Sentencia Civil. Trad. de Lorenzo Córdova Vianello. México: Tribunal Electoral del Poder Judicial de la Federación, 2006.
THEODORO JUNIOR, Humberto et all. Novo CPC – Fundamentos e Sistematização. 2. ed. revista, atualizada e ampliada. Rio de Janeiro, Gen-: Forense, 2015.
TUCCI, Rogério Lauria; CRUZ e TUCCI, José Rogério. Constituição de 1988 e processo: regramentos e garantias constitucionais do processo. São Paulo: Saraiva, 1989.