A INOPERÂNCIA DO ÓRGÃO DE APELAÇÃO NO SISTEMA DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS DA OMC: PERSPECTIVAS FUTURAS E A ARBITRAGEM

Contenido principal del artículo

Julia D'Avila Santa Catarina
Giovanni Olsson

Resumen

O Órgão de Apelação (OA) é a peça central do Sistema de Solução de Controvérsias (SSC) da OMC e está com as suas atividades paralisadas desde 2019. O presente trabalho possui como objetivos analisar o funcionamento do SSC da OMC; estudar como se dava o funcionamento do Órgão de Apelação dentro desse sistema e averiguar as perspectivas da OMC frente à sua paralisação. A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa e com o uso da técnica documental e bibliográfica. Concluiu-se que a arbitragem é um instrumento eficiente para suprir a inoperância do OA, auxiliando na solução dos conflitos comerciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
SANTA CATARINA, Julia D’Avila; OLSSON, Giovanni. A INOPERÂNCIA DO ÓRGÃO DE APELAÇÃO NO SISTEMA DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS DA OMC: PERSPECTIVAS FUTURAS E A ARBITRAGEM. Revista Brasileira de Direito Internacional, Florianopolis, Brasil, v. 8, n. 1, 2022. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0219/2022.v8i1.8818. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitointernacional/article/view/8818. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Julia D'Avila Santa Catarina, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestranda em Direito, Cidadania e Atores Internacionais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Giovanni Olsson, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Professor Permanente do PPGD (UNOCHAPECO). Doutor em Direito (UFSC). Pesquisador da Rede de Pesquisa de Relações Internacionais (RedRI) e Líder do GP/CNPQ Relações Internacionais, Direito e Poder: Atores e Desenvolvimento Pluridimensional.