“E QUE É A CIDADE, SE NÃO FOR O POVO”: CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA PARA A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À CIDADE.

Conteúdo do artigo principal

Carla Maria Peixoto Pereira
http://orcid.org/0000-0002-7172-3324
Luciana Costa da Fonseca

Resumo

Objetiva-se neste artigo analisar como o modelo de democracia participativa pode contribuir para a concretização do direito à cidade, o qual, segundo Henri Lefebvre e David Harvey, tem como um de seus vieses principais a questão democrática. Neste contexto, insta investigar de que forma o modelo de democracia participativa pode contribuir para a concretização do direito à cidade, apresentando a teoria de democracia participativa baseada na concepção de pacto social de Jean-Jacques Rousseau como modelo cujo fundamento melhor se adequa à gestão democrática das cidades. Para a discussão do tema, a abordagem metodológica é qualitativa e pautada em fontes bibliográficas. Conclui-se que o modelo de democracia participativa contribui de diversas formas para a concretização do direito à cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, Carla Maria Peixoto; FONSECA, Luciana Costa da. “E QUE É A CIDADE, SE NÃO FOR O POVO”: CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA PARA A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À CIDADE. Revista de Direito Urbanístico, Cidade e Alteridade, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 2, p. 16–33, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-989X/2018.v4i2.4831. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaDireitoUrbanistico/article/view/4831. Acesso em: 18 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carla Maria Peixoto Pereira, Centro Universitário do Pará

Mestranda em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pelo CESUPA. Especialista em Direito do Trabalho (FGV/Rio) e Direito Constitucional (Universidade Anhanguera-Uniderp). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Direito, Desenvolvimento Sustentável e Amazônia e do Grupo de Pesquisa CNPq Concretização dos Direitos Fundamentais e sua fundamentação: abordagens a partir da teoria do processo, da análise econômica e das teorias da justiça (linha de pesquisa: Teorias da Justiça e Políticas Públicas: fundamentação. Advogada.

Luciana Costa da Fonseca, Centro Universitário do Pará

Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), Especialização em Direito Sanitário pela Faculdade de Direito e pela Faculdade de Saúde Pública da USP ( 2001), Graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (1993). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pará - UFPA e professora da Grdualção e Pós - Graduação do CESUPA. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Ambiental do Centro Universitário do Pará e Escola Superior de Advocacia da OAB/PA. Advogada.

Referências

CHOPRA, Jarat. Participatory Intervention. Global Governance, Vol. 10, Issue 3 (July-September 2004), pp. 289-306.

CUNNINGHAM, Frank. Teorias da democracia [recurso eletrônico]: uma introdução crítica. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

______. The right to the city. New Left Review 53. Sep-Oct, 2008. Disponível em <https://newleftreview.org/II/53/david-harvey-the-right-to-the-city> Acesso 24 jul. 2018.

______. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2014.

LEFEBVRE, Henri et al. Du contrat de citoyenneté. Paris: Syllepse et Périscope, 1990.

______. O direito à cidade. 3ª ed. São Paulo: Centauro, 2001.

______. Espaço e política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

LIMA, Luciano Barbosa de. Gestión y evaluación de participativa de políticas públicas: el caso de los presupoestos participativos. Brazilian Journal of International Law, Vol. 6, Issue 2 (July/December 2009), pp. 251-264.

OCHOA, Christiana. The Relationship of Participatory Democracy to Participatory Law Formation. Indiana Journal of Global Legal Studies, Vol. 15, Issue 1 (Winter 2008), pp. 5-18.

RODEAN, Neliana. Participatory Democracy: Mechanism of Better Regulation in Europe. Acta Universitatis Danubius Juridica, Vol. 2011, Issue 2 (2011), pp. 31-46.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. Tradução de Paulo Neves. L&PM Pocket [Edição Kindle].

SHAKESPEARE, William. Coriolano. Disponível em <https://williamshakespearewilliam.blogspot.com/2009/02/coriolano-ato-iii-cena-i.html >. Acesso em 24 jul. 2018.