O Estado Social E A Perícia Médica Previdenciária Como Limitadora De Diretos Sociais: A Necessidade De Adoção De Um Modelo Pericial Complexo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Estado tomou para si o encargo de proteção social dos cidadãos, por meio de políticas sociais que buscam o suprimento das condições mínimas existenciais, especialmente na falta da capacidade laboral dos trabalhadores. É nesse sentido que foram construídas as políticas de segurança, seguridade e proteção social. Por meio desta pesquisa exploratória, mediante a utilização do método dedutivo, utilizando aportes doutrinários, jurisprudenciais e legislativos, buscamos avaliar o sistema pericial utilizado no Brasil, especialmente no que respeita à aferição da incapacidade para o trabalho dos segurados.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AMADO, Frederico. Direito e Processo Previdenciário. 3. ed. Salvador: Juspodivum, 2012.
BEHRING, Elaine Rosseti. Política social no capitalismo tardio. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
BEVERIDGE, William. O Plano Beveridge: relatório sobre o seguro social e serviços afins. Tradução de Almir de Andrade. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1943.
BIRNFELD, Carlos André. Cidadania Ecológica. Pelotas: Delfos, 2006
BOSCHETTI, Ivanete. “Os custos da crise para a política”. In Capitalismo em crise, política social e direitos. Coordenado por Ivanete Boschetti, Elaine Rosseti Behring, Silvana Mara de Morais dos Santos e outra. São Paulo: Cortez, p. 64-85, 2010.
BRAGA, Juliana; BOLSON, Pâmela; COSTA, José Ricardo Caetano. “A Perícia Médica Judicial nos Juizados Especiais Federais sob Julgamento: um recorte pequeno de um grande problema.” In: 35º Congresso Brasileiro de Previdência Social – Básica e Complementar. Jornal do Congresso. São Paulo : LTr., 20 jun. 2016. Caderno de Teses.
BRASIL. Tribunal Regional Federal (4. Região). Ação Ordinária n. 5000230-20.2015.4.04.7101, 2ª Vara Federal de Rio Grande, Rio Grande, RS, 27 de julho de 2016.
COSTA, José Ricardo Caetano. Perícia Biopsicossocial: perspectivas de um novo modelo pericial. Caxias do Sul: Plenum, 2014.
CASTRO, Carlos Alberto Pereira de.; LAZZARI, João Batista. Manual de Direito Previdenciário. 19 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.
DALLARI, Dalmo. Elementos de Teoria Geral do Estado. São Paulo : Saraiva, 2011.
MARTINS, Sergio Pinto. Direito da Seguridade Social. 29 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MALLOY, James M. Política de Previdência Social no Brasil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986.
MAUSS, Adriano; COSTA, José Ricardo Caetano. Aposentadoria Especial dos Deficientes: aspectos legais, processuais e administrativos. São Paulo : LTr., 2015.
SERAU Jr., Marco Aurélio. Resolução do Conflito Previdenciário e Direitos Fundamentais. São Paulo : LTr., 2015.
SOUZA, Paulo César Régis de. A Previdência de todos. Brasília: FUNPREV, 2012.