O JUDICIÁRIO BRASILEIRO E A INTERVENÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BAPTISTA, Tatiana Wargas de Faria. História da saúde pública no Brasil: a trajetória do direito à saúde. In MATTA, Gustavo; PONTES, Ana Lúcia, (Org.) Políticas de saúde: organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2007. Disponível em: <http://www.retsus.fiocruz.br/upload/publicacoes/pdtsp_3.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2016.
BRAUNER, Maria Claudia Crespo; CIGNACHI, Janaina Cristina Battistelo. O direito à saúde e o papel do poder judiciário: uma perspectiva acerca das dimensões constitucionais e das tutelas coletivas. In JURIS: Revista da Faculdade de Direito da FURG, v. 16, p.29-48, 2011.
COSTA, Eder Dion De Paula; FLORES, Rodrigo Gomes. Judicialização da saúde no Brasil: porque para se levar o direito à saúde a sério deve-se também levar o sistema único de saúde à sério? In XXIV Congresso Nacional do CONPEDI – UFMG/FUMEC/Dom Helder Câmara, Direitos sociais, seguridade social e previdência social, Belo Horizonte, 2015.
COSTA, José Ricardo Caetano. Neoconservadorismo e direitos previdenciários: a (des)constituição dos direitos sociais previdenciários nas duas últimas décadas. In: Direito e Justiça Social a construção jurídica dos direitos de cidadania. Coordenado por Maria Claudia Crespo Brauner e Anderson Orestes Cavalcante Lobato. Rio Grande: Editora da Furg, p. 85 -112, 2015.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.
SENNA, Mônica de Castro Maia e MONNERAT, Gisele Lavinas. O setor da saúde e os desafios da seguridade social brasileira. In: Trabalho e seguridade social: percursos e dilemas. Coordenado por Elaine Rossetti Behring e Maria Helena Tenório de Almeida. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: FSS/UERJ, p.193-213, 2010.
SOARES, Hector Cury. Os critérios imediatos para o controle jurisdicional do direito prestacional à saúde com base nas decisões do supremo tribunal federal entre 2009-2014. In JURIS: Revista da Faculdade de Direito da FURG, v. 26, p.109-128, 2016.
SOUZA, Jessé. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: LeYa, 2015.
TANAKA, Oswaldo Yoshimi; OLIVEIRA, Vanessa Elias de. Reforma(s) e estruturação do Sistema de Saúde Britânico: lições para o SUS. Saúde soc., São Paulo, v.16, n.1, p.7-17, Apr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902007000100002&lng=en&nrm=iso>. Aceso em 20 mai. 2017.